Confraternização encerra atividades em 2017 do UNIPARTI

11/12/2017

No último sábado, 9, foram encerradas as atividades de 2017 do Projeto UNICERP para a Terceira Idade – UNIPARTI. Os participantes montaram guirlandas natalinas, decoração típica das festas de fim de ano. O trabalho artesanal foi conduzido pelos alunos e pela Profª Michelle Ramos Bernardes Dias Martins, coordenadora dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores.

O encerramento do ano de 2017 ainda teve amigo oculto, exposição de trabalhos manuais desenvolvidos no Projeto Terapia do Bordado (com a participação da Prof.ª Ma. Angela Maria Drumond Lage) e confraternização.

O UNIPARTI é articulado pela coordenadoria de Extensão e Assuntos Comunitários, em parceria com os cursos de graduação do Centro Universitário do Cerrado Patrocínio.

“Foram 16 encontros dos cursos do UNICERP com os participantes da UNIPARTI realizados no campus universitário. Em cada encontro um novo aprendizado acontecia. O conhecimento adquirido pelos participantes do UNIPARTI é aos familiares e amigos, numa verdadeira corrente de novos e importantes saberes”, explica a Prof.ª Ma. Marilene Tidei Casagrande, coordenadora de Extensão e Assuntos Comunitários do UNICERP.

Atividades em 2017

Em 2017, cerca de 50 idosos participaram de pelo menos uma das reuniões do UNIPARTI, com participação efetiva de 32 pessoas ao longo do ano.

Os temas dos encontros foram:

“O Prazer da Convivência” (Aula de Abertura); “Revivendo os Tempos e os Frutos Colhidos” (Curso de Psicologia); “Exercícios de Memória, de Voz e Audição” (Curso de Fonoaudiologia); “Saúde do Idoso: Artrose e Osteoporose” e “A Importância da Terapia Aquática para a Pessoa Idosa” (Curso de Fisioterapia); “Parasitologia – Transmissão pela Água” (Curso de Ciências Biológicas); “A História do Café” (Curso de Cafeicultura); “Jogos Cognitivos – Estímulo para o cérebro” (Curso de Pedagogia);  “As danças no Mundo” e “Quadrilha Junina” (Curso de Educação Física); “A Musicalização e Bateroterapia para Idosos” (Cursos de Administração e Ciências Contábeis); “Prevenção de Câncer do Colo de Útero e da Próstata” e “Terapia por meio do Bordado” (Curso de Enfermagem); “Resgate do Sabor” (Curso de Nutrição); “Plantas Medicinais” (Curso de Agronomia); “Túnel do Tempo – Retorno às Antigas Tradições de Patrocínio” (Curso de Medicina Veterinária); “Direitos do Consumidor” (Curso de Direito); “Como aprender a operar o celular” (Curso de Sistemas de Informação); “Confecção de Guirlandas de Natal” (Cursos de Arquitetura, Engenharia Civil e Design de Interiores).

Por Luiz Costa Júnior (Comunicação UNICERP) | Fotos: Arquivos pessoais; Fabiana Martins; Luiz Costa Júnior, Marilene Casagrande