Notícias

Enfermagem do UNICERP comemora Dia do Enfermeiro

12/05/2016

O curso de Enfermagem do UNICERP celebrou em 12 de maio o Dia do Enfermeiro. A comemoração teve diversas atividades no Auditório I do Centro Universitário do Cerrado Patrocínio.

A abertura do evento teve a tradicional cerimônia da lâmpada, símbolo da profissão, envolvendo os acadêmicos do 9º período e do 1º período. A programação ofereceu ainda apresentações artísticas do Studio de Dança Angélica Fonseca e do grupo de Denga Delfino, exibição de vídeos alusivos à ABEn (Associação Brasileira de Enfermagem), exibição de curta metragem sobre a doença Alzheimer: Clarita; debate sobre os filmes, e confraternização.

A comemoração é organizada pela coordenação do curso de Enfermagem do UNICERP.

 

O Dia do Enfermeiro

O dia do Enfermeiro é comemorado internacionalmente no dia 12 de maio, sendo que no país esta data foi instituída como data de referência para início das comemorações da Semana de Enfermagem desde 1960 pelo então Presidente da República JK. A Associação Brasileira de Enfermagem comemora neste ano a 77ª Semana de Enfermagem, tendo como tema os 90 anos da entidade, em alusão a história de luta e reivindicações em prol do desenvolvimento técnico cientifico, cultural e político da profissão.

Esse evento tem como objetivo divulgar a importância da ABEn como entidade cientifica e cultural da profissão, que enfatiza a realização da pesquisa e o intercâmbio com outras organizações nacionais e internacionais, tendo como enfoque o cuidado como componente essencial para a vida. Compreender o valor do cuidado de enfermagem requer uma concepção ética que contemple a vida como um bem valioso em si, começando pela valorização da própria vida para respeitar a do outro em sua complexidade, suas escolhas, inclusive a escolha da enfermagem como uma profissão.

O vídeo institucional alusivo aos 85 anos da entidade foi exibido no evento, logo após a abertura, para ressaltar a trajetória de compromisso social, participação e luta da ABEn com o desenvolvimento de políticas para a educação, assistência e ciência de enfermagem brasileira, dando destaque a articulação da entidade com os movimentos sociais, próprios da profissão e da sociedade, em geral.

 

Por Luiz Costa Júnior (Comunicação UNICERP) | Fotos: Michelle Brasileiro

Autorizada reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte

MAIS NOTÍCIAS