Engenharia Civil promove tradicional concurso de Pontes de Palito

No dia em que se comemorou o Dia do Engenheiro Civil (25/10), os alunos do curso de Engenharia Civil do Unicerp participaram da 5ª Edição do Concurso de Pontes de Palito. A proposta foi a construção e o teste de carga de uma ponte treliçada, utilizando palitos de picolé e cola. A ponte construída pelos alunos precisava ter um vão livre de 80 cm e peso máximo de 750 g, sendo necessária a apresentação da estimativa da carga de colapso pelos participantes.

Outra norma importante seguida pelos participantes foi a barra de aço com diâmetro de 8 mm no centro do vão livre da ponte, por onde o teste de carga foi realizado.

O objetivo do evento, de acordo com a coordenadora do curso de Engenharia Civil do Unicerp, profa. Giovanna Piovezan foi que os alunos aplicassem de forma prática os conceitos básicos adquiridos nas disciplinas do curso. Segundo ela, a próxima edição contará também com a participação dos alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo!

Ao todo 4 equipes, cada um com o modelo diferente, dentro das exigências do edital, participaram do concurso. A ponte vencedora foi a do aluno Diogo Alves, do 6º período, que suportou 122,25 Kg. O projeto, batizado de "Mark II" pesou apenas 746g, valor dentro do proposto no edital.

As demais pontes inscritas no concurso suportaram as seguintes cargas: "Amizade” (34,25kg), "Triangulo” (39,25kg) e "Gertrudes” (carga suportada 79,25kg).