07/07/2016
O curso de Arquitetura e Urbanismo do UNICERP realizou a primeira oficina com o Grupo de Pesquisa da Paisagem Urbana (Gepurb). O encontro teve a participação de 16 alunos do 3º e 5º períodos.
O Gepurb UNICERP busca o aperfeiçoamento teórico-prático sobre a leitura da paisagem urbana, através de aspectos morfológicos (da forma urbana de Patrocínio/MG) e de apropriação social por meio de uma ação extracurricular intensiva.
“Entende-se a atividade como instrumento de pesquisa e aprendizado importante para a complementação de conteúdo abordado. A apreensão da paisagem urbana é essencial para a identificação de fragilidades da gestão pública frente a qualificação urbana, bem como de potencialidades a serem evidenciadas em possíveis projetos de qualificação, como novas praças, redesenho de avenidas ou parques”, explica o Prof. Lucas Martins de Oliveira, organizador da oficina.
Segundo o Professor, os resultados foram de grande êxito e já estão sendo apresentados à comunidade. Os trabalhos foram exibidos no Simpósio de Ciência e Tecnologia do UNICERP e no Mapa da Mina 2016.
Os projetos também serão apresentados no XI Colóquio Quapa-SEL (Quadro do Paisagismo no Brasil - Sistemas de Espaços Livres), a ser realizado na Universidade Federal da Bahia, em Salvador/BA, e no IV Sinapeq (Simpósio Nacional sobre Pequenas Cidades), que acontecerá na Universidade Federal de Uberlândia, em Ituiutaba/MG.
Pesquisa
A previsão é que no segundo semestre aconteça o 1º Seminário do Gepurb, com a presença de pesquisadores convidados de outras instituições de ensino e pesquisa do país.
De acordo com o Prof. Lucas, o objetivo do grupo também é a inscrição do projeto de pesquisa "O sistema de espaços livres públicos na forma urbana de Patrocínio/MG" no Programa de Iniciação Científica do UNICERP (PROic).
A oficina também recebeu a colaboração da Profª. Michelle Ramos Bernardes Dias Martins, coordenadora do curso, e Profª. Schirley C. O. Brandão.
Por Luiz Costa Júnior | Fotos: Michelle Brasileiro (Comunicação UNICERP)
Autorizada reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte