Medicina Veterinária organiza diálogo sobre bem-estar animal

01/12/2020

No dia 1 de dezembro, o curso de Medicina Veterinária do UNICERP realizará um diálogo sobre bem-estar animal, com os alunos do segundo período, em formato virtual. Profissionais das áreas específicas de suinocultura, bovinocultura de corte e leite, pequenos animais e animais silvestres irão explanar e realizar um diálogo com os alunos sobre as diferentes temáticas. Será realizada através do Google Meet, às 19 horas até 20 horas e 30 minutos.

Atualmente, esse tema vem sendo abordado com mais intensidade devido aos questionamentos da sociedade em relação à exploração na produção animal, aos maus tratos e desrespeito a animais de companhia. É um assunto pertinente e importante na Medicina Veterinária pois espera-se que os médicos veterinários sejam capazes de fazer julgamentos relativos ao bem-estar dos animais que estejam, ou não, sob o seu cuidado.

A Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) recomenda que os médicos veterinários “sejam líderes na defesa do bem-estar de todos os animais, reconhecendo a contribuição crítica dos animais na sociedade humana através da produção de alimentos, companhia, investigação biomédica e fins educacionais” (OIE, 2012)

Portanto, para a realização desse importante diálogo na vida acadêmica dos estudantes de Medicina Veterinária, pesquisadores da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) irão explanar sobre o tema bem-estar animal. Serão abordados temas nas áreas de bovinocultura de corte e leite, pequenos animais, suínos e animais silvestres.