Notícias

Prêmio Calouro Destaque entregará mil prêmios de R$ 5 mil aos melhores estudantes do primeiro ano

28/08/2018

Estudantes do primeiro ano de graduação de Instituições de Ensino Superior de todo Brasil poderão ser reconhecidos pelo desempenho acadêmico. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ampliou o universo de estudantes aptos a participarem do Prêmio Calouro-Destaque, iniciativa para valorizar aqueles com destacado grau de desenvolvimento de competências cognitivas e para subsidiar estudos e pesquisas quantitativas e qualitativas do Instituto. O Prêmio é uma parceria com a Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI).

Serão distribuídos prêmios de R$ 5 mil para os 1.000 estudantes que obtiverem os melhores resultados em uma prova de conhecimentos gerais de 80 questões. A distribuição dos prêmios ocorrerá por Unidade da Federação, de modo que estudantes de todo Brasil sejam reconhecidos pelo seu desempenho.

Inscrições

O Inep receberá inscrições até 2 de setembro, exclusivamente pela internet, no endereço premiocalouro.inep.gov.br. A prova será em 21 de outubro.

Pode participar o estudante que cumprir três requisitos:
- ter concluído o Ensino Médio;
- ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2017;
- ser estudante brasileiro ingressante no Ensino Superior no ano letivo de 2018, regularmente matriculado em curso de graduação vinculado a qualquer área do conhecimento, na modalidade presencial, em Instituição de Ensino Superior pública ou privada.

Prova

Com quatro horas de duração, a prova de conhecimento gerais que definirá os calouros com melhor desempenho em todo o Brasil será aplicada em 21 de outubro, domingo, das 14h30 às 18h30 (Horário de Brasília - DF), em 60 cidades sendo nove de Minas Gerais. A Política de Acessibilidade do Inep garantirá a realização de provas com os seguintes recursos de acessibilidade: prova ampliada; auxílio na leitura da prova (ledor); intérprete de Libras; sala de fácil acesso e sala para amamentação.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - INEP - Revista Gestão Universitária - 23/08/2018 - Belo Horizonte, MG | Foto: Arquivo Secom Unicerp

MAIS NOTÍCIAS