Dentre inúmeros instrumentos jurídicos, a mediação e a conciliação são importantes instrumentos na solução de conflitos, que promovem uma cultura de pacificação. Percebe-se que a conciliação e a mediação se fazem necessárias, pois, o entendimento entre as partes é sempre a melhor forma para a resolução de conflitos e são capazes de evitar a chegada da demanda ao crivo da justiça. Estes institutos trazem novas formas para disseminar o diálogo e a pacificação social, trazendo consigo o dilema de que não existem vencedores ou vencidos, onde nessa nova ótica, todos são vencedores.
Contudo é sabido que os conflitos existem desde os primórdios, não é algo que vem da contemporaneidade, e para amenizar as angústias, ou pelo baixo custo, muitas pessoas já buscam a conciliação ou a mediação como forma de resolução dos conflitos. O objetivo central da conciliação e da mediação é trazer a paz social, através do diálogo entre as pessoas envolvidas, reconstruindo laços já existentes anteriormente e então, solucionando os conflitos. Nesse sentido, o UNICERP se destaca sendo polo de referência na busca de conhecimento amplo dessa área de estudo. Por meio do apoio e parceira da instituição UNICERP e da fundação educacional FUNCECP, a professora e coordenadora do PaPre-Unicerp, Kelly Isabel Rezende Peres Bernardes e pela discente do curso de direito Adaiara Hooper de Avelos, tiveram a oportunidade de participar do Curso de Formação de Mediadores e Conciliadores-TJMG, em Patos de Minas de 09 a 13 de setembro de 2019 (Fase teórica), estendendo esta parceria incondicional do UNICERP e TJMG ambas puderam concluir a fase prática (100 horas) ocorrida na Comarca de Patrocínio, e no PAPRE/ Núcleo de Prática Jurídica do UNICERP. Foi realmente evidente, necessário e não seria possível esta conclusão, sem o apoio dispensado. Portanto, a Profesora Kelly e discente Adaiara, receberam nessa semana a certificação do NUPEMEC/TJMG, com formação técnica de mediadoras e conciliadoras.
Todo o apoio e a parceria foram extremamente relevantes à comunidade educativa do UNICERP e à toda comunidade civil em geral, pois nossa Instituição sai na frente preenchendo os quesitos vindouros do Código de Processo Civil de 2015. Capacitando educadores e alunos e também praticando a cidadania, frente ao CEJUSC (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania), uma vez que o Papre-Unicerp, é um órgão vinculado ao TJMG., e que funciona dentro do campus universitário, pratica diversos trabalhos nesse sentido, como: casamentos comunitários, mutirão do nome limpo, semana de conciliação, etc...; servindo a toda população patrocinense, principalmente aqueles mais necessitados, fazendo um trabalho social brilhante e promissor.
A Funcecp e o Unicerp parabenizam a professora Kelly Isabel Rezende Peres Bernardes e aluna do curso de direito Adaiara Hooper de Avelos, pela formação técnica de mediadores e conciliadores!