Projetos de Extensão Enfermagem

AÇÕES VOLTADAS PARA O OUTUBRO ROSA

07/10/2023 – Realizado escuta ativa, orientações e entrega de folhetos informativos sobre o câncer de mama, à população que se encontrava no Centro do município de Patrocínio/MG (Cruzamento da Av. Faria Pereira com Av. Rui Barbosa).

23/10/23 - Realizado escuta ativa, orientações e entrega de folhetos informativos sobre o câncer de mama às pacientes e Agentes Comunitárias de Saúde (ACS), na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro São Cristóvão, Patrocínio/MG.

26/10/23 – Realizado palestra e entrega de folhetos informativos sobre o câncer de mama aos familiares de adolescentes que se encontram no Pólo de Evolução de Medidas Sócio-Educativas (PEMSE), no município de Patrocínio/MG.

Observação: Neste local, não foi possível realizar os registros fotográficos, por questões sigilosas e rotinas estabelecidas pela instituição.

27/10/23 – Realizado escuta ativa, roda de conversa e entrega de folhetos informativos sobre o câncer de mama, às trabalhadoras rurais da Fazenda Boa Vista/Daterra, no município de Patrocínio/MG.

Realizado uma roda de conversa (com orientações e entrega de folhetos informativos sobre o câncer de mama) com mulheres em situação de vulnerabilidade social, residentes na Vila Vicentina, no município de Patrocínio/MG.

AÇÕES VOLTADAS PARA O NOVEMBRO AZUL

16/11/23 – Realizado palestra e entrega de folhetos informativos sobre o Câncer de Próstata e Saúde do Homem, aos adolescentes que se encontram no Pólo de Evolução de Medidas Sócio-Educativas (PEMSE), no município de Patrocínio/MG.

Realizado palestra e entrega de folhetos informativos sobre o Câncer de Próstata e Saúde do Homem, a indivíduos que se encontram na Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC), do município de Patrocínio/MG.

UNICERP NAS ESCOLAS

Realizado orientações e simulações de manobras de desobstrução de vias aéreas e de reanimação cardiopulmonar aos alunos do ensino médio das escolas públicas do município de Patrocínio ao longo de todo o ano.

UNIMOSTRA

Realizado simulações realísticas aos alunos do ensino médio frente às rotinas vivenciadas pelo enfermeiro no Centro Cirúrgico, no Atendimento Pré-Hospitalar, na Sala de Vacina, dentre outros.

ESTÍMULO AO ALEITAMENTO MATERNO

Realizado orientações sobre amamentação às mulheres que se encontravam no puerpério, hospitalizadas no Hospital Santa Casa.

PROTOCOLOS BÁSICOS DE SEGURANÇA DO PACIENTE

Realizado orientações aos alunos do curso técnico de enfermagem a respeito dos protocolos básicos de segurança do paciente. Sendo eles: Cirurgia segura, Identificação do Paciente, Prevenção de Úlcera por Pressão, Higiene das mãos, Prevenção de Quedas e Segurança na Prescrição e administração de medicamentos.

AÇÕES INFORMATIVAS SOBRE PRIMEIROS SOCORROS

Realizado orientações e simulações aos alunos do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) a respeito de diversos temas voltados para assistência ao paciente que necessita de Primeiros Socorros, sendo eles: queimaduras, hemorragias, intoxicação, choques, desmaio, parada cardiorrespiratória, desmaio e acidentes com animais peçonhentos.