Semana da Voz em Patrocínio destaca a importância da saúde vocal e da comunicação eficaz

Em comemoração ao Dia Mundial da Voz, foi realizada no Unicerp, a Semana da Voz, um evento de extensão que promoveu a integração entre teoria e prática envolvendo alunos, professores e convidados.

A iniciativa aconteceu de 08 a 11 de abril e foi organizada pelos alunos do 3º período do curso de Fonoaudiologia do Unicerp, sob a supervisão da professora do Núcleo de Voz, Larissa Abadia Rosa.

O evento contou com a participação de profissionais de destaque na cidade, incluindo atores, cantores, radialistas, professores, leiloeiros e fonoaudiólogas. Através de palestras, os convidados compartilharam suas experiências e destacaram as especificidades do uso da voz em suas profissões, os cuidados necessários para manter uma boa qualidade vocal e técnicas para o aquecimento e desaquecimento da voz.

Para a coordenadora do Curso de Fonoaudiologia do Unicerp, Denise de Oliveira, a Semana da Voz foi uma oportunidade valiosa para a comunidade acadêmica conhecer os diferentes tipos de produção da voz relacionados às atividades profissionais. Ela ressaltou a importância dos cuidados com a voz, já que todos os profissionais presentes enfatizaram a hidratação, o aquecimento e o desaquecimento vocal como estratégias essenciais para manter a qualidade da voz.

De acordo com a coordenadora, um dos principais objetivos foi conscientizar os participantes sobre a importância da voz como instrumento de comunicação nas relações humanas e alertar sobre a necessidade de atenção aos sinais de doenças que podem comprometer a saúde vocal.