Notícias

Simpósio Regional do Programa Justiça na Escola acontece em 17 e 18 de outubro

04/10/2022

Acontecerá nos dias 17 e 18 de outubro o Simpósio Regional do Programa Justiça na Escola, sempre com início às 13h. O evento será realizado no Centro de Convenções e Eventos Unipam, em Patos de Minas.

As inscrições estão abertas até o dia 10 de outubro pelo link: doity.com.br/simposio-regional-do-programa-justica-na-escola-patos-de-minas.

A programação terá palestras para apresentar o Programa Justiça na Escola e debater desafios da educação nos dias atuais, como segurança nas escolas, violência contra crianças e adolescentes, depressão infantojuvenil e dificuldades de aprendizagem.

O Programa foi idealizado pelo juiz de Direito da Vara Criminal e da Infância e da Juventude de Patrocínio, Serlon Silva Santos, um dos palestrantes do encontro. Os demais palestrantes são: 

Guilherme Schelb – Procurador Regional da República, mestre em Direito Constitucional, palestrante e especialista em Segurança Pública.

Priscila Gadêlha – Pedagoga da Escola da Inteligência, psicopedagoga e especialista em autismo e em Psicanálise e Psicologia.

Washington de Sá – Pesquisador, presidente da Rede Internacional Infância Protegida.

Mizael Silva – Instituto Infância Protegida, psicólogo clínico, especialista em Psicologia Cognitiva Comportamental, e mestrando em Psicologia.

Noemi Mendes Alves Lemes – Pedagoga e mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia, psicopedagoga pelo Instituto de Psicologia da UFU. Idealizadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Transtornos do Espectro do Autismo – GEPTEA (UFU).

 

Palestras:

- Programa Justiça na Escola
- Segurança nas escolas
- Transtornos e dificuldades de aprendizagem
- Violências contra crianças e adolescentes I e II
- Depressão e automutilação infantojuvenil
- Desafios da educação na atualidade

 

Informações

O Programa Justiça na Escola nasceu a partir da percepção, no dia a dia forense, do aumento substancial das situações de conflito, do desinteresse dos alunos e dos pais pelas questões escolares, da indisciplina, da violência, do uso de drogas e do abuso físico e sexual, com o objetivo de criar um ambiente e um momento em que essas questões possam ser debatidas pelos diversos seguimentos da sociedade, mas, principalmente, pela comunidade escolar, de modo a se avançar no tratamento do tema e buscar efetividade na aplicação da lei, municiando os profissionais da educação de ferramentas que os auxiliem a lidar com essa problemática.

O programa teve início em 2014, com o objetivo de promover ações e colaborar na criação de um ambiente escolar e comunitário saudável, harmônico e livre de drogas, crimes e violência, através de uma proposta inovadora que envolve a participação do poder público, executivo, judiciário e legislativo, comunidade, setores educacionais e parceiros.

Após diversas ações já implementadas exitosamente, surge agora a necessidade de se discutir, de forma regionalizada, através deste simpósio, sobre temas atuais e urgentes como a segurança jurídica na educação, transtornos e dificuldades de aprendizagem, violências contra crianças e adolescentes, depressão e automutilação infantojuvenil, e tantos outros desafios da educação na atualidade.

 

CLIQUE PARA MAIS INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

MAIS NOTÍCIAS