01/12/2016
O Centro Universitário do Cerrado Patrocínio aproveitou novembro para debater o tema Consciência Negra, celebrada no Brasil no dia 20 deste mês. A principal ação foi a criação do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas. O Neabi do UNICERP foi constituído em 1º de novembro de 2016.
Eventos
De 21 a 23 de novembro, o UNICERP, em parceria com o IFTM/Campus Patrocínio e a Superintendência Regional de Ensino (SRE), promoveu diversos eventos dentro da temática. Foram realizados o I Seminário Afroconsciência: Ensino de História e da Cultura Afro-brasileira e o II Seminário Novembro Azul e Preto: Debatendo a Consciência Negra.
Paralelamente, aconteceram também o I Seminário Neabi UNICERP, o I Seminário Neabi IFTM/Campus Patrocínio e o I Seminário Nupeaas - Núcleos de Pesquisa Africanos, Afro-brasileiros e da Diáspora – SRE Patrocínio/MG.
As atividades discutiram as contribuições africanas no contexto cultural e econômico brasileiro, os riscos da perda da identidade, e as questões legais e pedagógicas da afro consciência.
Também foram promovidas oficinas práticas e apresentações culturais, como dança, canto e teatro.
Por Luiz Costa Júnior (Comunicação UNICERP) | Foto: Michelle Brasileiro
Autorizada reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte