Na última segunda-feira (09/10), o curso de Cafeicultura do Unicerp realizou o cupping dos cafés especiais inscritos no concurso Café Universitário.
Esta prova marca a etapa em que os cafés inscritos são torrados, preparados e provados por especialistas em degustação, os Q-Graders. Foram convidados para a prova os profissionais Márcio Rubens Nogueira de Souza e Eder José Ferreira, da Divino Coffee, e Marcos Flávio Soares de Oliveira, da OFI.
A partir desta prova, que é bastante técnica, são elaborados relatórios com uma pontuação e a análise sensorial de cada café, indicando as nuances de sabores encontradas.
Nesta edição do concurso participaram 3 amostras de produtores locais, tendo sido apontado como campeão o café representado pelo aluno Márcio, do produtor Osmar Pereira Nunes Junior. De acordo com o coordenador do Curso de Cafeicultura do Unicerp, Prof. Darlan Leite, os demais participantes também receberam excelentes notas, tendo sido muito elogiados pelos avaliadores.
“Mais uma vez o Café Universitário foi um sucesso, principalmente por proporcionar aos alunos a oportunidade de vivenciar um concurso de alto nível de cafés de qualidade, dentro de um Centro Universitário como o nosso. A todos os nossos parceiros, jurados, produtores e alunos o nosso muito obrigado”, conclui Darlan.
Texto: Cassia dos Anjos (aluna do 2° Período de Tecnologia em Cafeicultura/UNICERP)