Notícias

UNICERP recebeu casa cheia para palestras com Dr. José Eduardo Cardozo

11/11/2016

Nesta quinta-feira, 10 de novembro, o Centro Universitário do Cerrado Patrocínio recebeu o ex-ministro da Justiça Dr. José Eduardo Martins Cardozo. Parlamentar por 16 anos e advogado particular da ex-presidente Dilma Rousseff durante o processo de impeachment, ministrou duas palestras no UNICERP com o tema “Democracia e Serviços do Estado”.

A primeira apresentação foi exclusiva aos alunos do curso de Direito do UNICERP, realizada no Auditório I do campus universitário. A outra palestra foi aberta ao público em geral e aconteceu no Auditório II do Núcleo de Práticas Jurídicas, Administrativas e Contábeis.

O Dr. José Eduardo Cardozo acendeu o debate sobre o futuro incerto do atual padrão de democracia vivenciado por todo o planeta. “Nós temos hoje no mundo, não só no Brasil, uma reflexão muito profunda sobre a democracia. Acredito que no Século XXI nós temos problemas difíceis de serem superados com esse modelo de estado que nós vivemos. A separação de poderes e a democracia representativa estão em crise. Então, estamos em um momento de transformação mundial muito sério. É essa provocação que venho fazer aqui com meus colegas do curso de Direito”, explicou.

 

O ex-ministro aproveitou para agradecer a oportunidade de conhecer a cidade de Patrocínio/MG e elogiou o UNICERP.

“Sinto-me muito honrado com esse convite, justamente para debater com alunos do curso de Direito questões jurídicas importantes. Fiquei até surpreendido com a instituição, um campus maravilhoso e professores capacitados. Patrocínio tem que ter orgulho de ter esse centro de ensino bastante significativo a quem quer aprender Direito e quer debater os temas da atualidade. Meus parabéns a todos vocês”, declarou.

 

Dr. José Eduardo Cardozo foi Ministro da Justiça do Brasil entre 2000 e 2016. Exerceu ainda o cargo de Advogado Geral da União. Perguntado sobre a condução do processo de Dilma Rousseff, Cardozo afirmou que buscou representar a ex-presidente da melhor forma possível.

“Tentei desempenhar da melhor maneira o meu papel como advogado. Eu fui parlamentar por oito anos como vereador da Câmara Municipal de São Paulo e oito anos como deputado, depois fui ministro. Quando estava fazendo essa defesa, de certa forma eu estava na minha casa. Eu tinha os dois lados, o jurídico e o político. Eu procurei dar o melhor de mim”, ponderou.

 

O coordenador do curso de Direito do UNICERP, Prof. Me. Rodrigo Fernando Lopes, afirmou que a proposta envolveu disciplinas inerentes ao curso e que discutem os papéis dos cidadãos.

“Desenvolvemos essa atividade interdisciplinar com as disciplinas de Direito Administrativo, Direito Constitucional e Ciência Política e Teoria Geral do Estado. O objetivo foi apresentar aos universitários e toda a comunidade jurídica a necessidade de prestação de serviços públicos pela Administração Pública, sob o enfoque do Estado Democrático”, esclareceu.

 

Por Luiz Costa Júnior (Comunicação UNICERP)

Autorizada reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte

MAIS NOTÍCIAS