Ciências Biológicas Bacharelado

Denominação

Curso de Ciências Biológicas - Bacharelado

Turno de funcionamento

Noturno

Número de vagas anuais

50

Duração

4 anos, perfazendo um total de 3.740 horas

Limite Mínimo: 08 semestres

Limite Máximo: 14 semestres

Dimensionamento das turmas

Turmas com no máximo 50 alunos

Regime de matrícula

Semestral

Mensalidades (2019)

1° período - R$ 781,00

3° período - R$ 781,00

5° período - R$ 812,00

7° período - R$ 812,00

Ato regulatório

Modalidade: Bacharelado em Ciências Biológicas. Renovação de Reconhecimento pelo MEC conforme Portaria nº 793 de 14/12/2016, Data de Publicação 15/12/2016

Coordenação

Prof. Bruno Pereira Diniz

Formação: Possui graduação em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário do Cerrado - Patrocínio e graduação em Química (Licenciatura) pela Universidade de Uberaba (Uniube). Pós-graduação em Biologia Molecular. Pós-graduação em Gestão e Organização da Escola. Cursando o Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional - PROFQUI na UFTM (Universidade Federal do Triângulo Mineiro). Atualmente é professor do Centro Universitário do Cerrado - Patrocínio, Analista Químico do Laboratório de Análises de Água, Foliar e Solo (UNICERP).

Ano em que ingressou na instituição: 2010

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5792600256406053

Sobre o curso

É a ciência que estuda a vida em suas diversas formas, desde os mais simples aos mais evoluídos, passando pela flora, fauna, evolução, engenharia genética até o desenvolvimento humano e a descoberta de novos fármacos.

A formação do biólogo no UNICERP leva em conta tanto as perspectivas tradicionais de atuação dessa profissão, como as novas demandas que vêm emergindo nas últimas décadas, em especial, oriundas do desaparecimento das fronteiras formais entre as diferentes áreas de conhecimento. Em face deste último aspecto, surgem, continuamente, novas funções sociais e novos campos de atuação, colocando em questão paradigmas profissionais presentes, com perfis já conhecidos e bem estabelecidos.

O Curso está voltado para as áreas do Meio ambiente e da Saúde, formando um cidadão comprometido com os resultados de sua atuação, pautado na conduta profissional e por critérios humanísticos, com compromisso com a cidadania e rigor científico, bem como por referenciais éticos e legais. Consciente da realidade em que vai atuar e da necessidade de se tornar agente transformador dessa realidade, na busca da melhoria da qualidade de vida da população humana, atuando segundo as políticas de saúde e compreendendo a sua responsabilidade na conservação da biodiversidade como patrimônio da humanidade.

Mercado de trabalho

Biólogo está entre as principais profissões do milênio devido à preocupação com variações climáticas e do desenvolvimento sustentável atuando em diversas áreas como: Aquicultura; Arborização Urbana; Auditoria Ambiental; Bioinformática; Biomonitoramento; Controle de Vetores e Pragas; Diagnóstico, Controle e Monitoramento Ambiental; Ecodesign; Ecoturismo; Educação Ambiental; Fiscalização/Vigilância Ambiental; Gestão de Recursos Hídricos e Bacias Hidrográficas; Gestão e Tratamento de Efluentes e Resíduos; Inventário, Manejo e Produção de Espécies da Flora Nativa e Exótica; Licenciamento Ambiental; Microbiologia Ambiental; Perícia Forense Ambiental; Cultura de Células e Tecidos; Análises, Bioensaios e Testes em Animais; Análises, Processos e Pesquisas em Banco de Leite Humano; Análises, Processos e Pesquisas em Banco de Sêmen, Óvulos e Embriões; Saúde Pública; Fiscalização Sanitária; Vigilância Ambiental; Vigilância Epidemiológica; entre outros.

Fonte: CRBio04

QUANTO GANHA UM PROFISSIONAL DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS?*

*Fonte: Educa Mais Brasil

Salário médio

R$ 3.272,53

Trainee/Júnior

R$ 2.101,81 a R$ 4.440,07

Pleno

R$ 3.284,08 a R$ 5.550,09

Sênior/Master

R$ 4.105,10 a R$ 8.672,01

Formas de acesso ao curso

O acesso ao curso de Ciências Biológicas do UNICERP pode ser feito por uma das opções abaixo:

• Exame vestibular realizado anualmente;

• Pela nota do ENEM;

• Matrícula com isenção de processo seletivo (vestibular) para portadores de diploma de graduação (para vagas remanescentes);

• Matrículas decorrentes de transferências externas para alunos cursando Ciências Biológicas em outras IES (para vagas remanescentes);

• Matrícula decorrente de mudança de curso, para alunos já matriculados em outros cursos do UNICERP (para vagas remanescentes).

Mais informações

Com o objetivo de contribuir para melhoria e enriquecimento do conhecimento e na formação do Biólogo do UNICERP, e cumprindo as exigências do Ministério da Educação e cultura (MEC), estabelecido no parecer número 1.301/2001 e na resolução número 7 de março de 2002, são desenvolvidas ao longo do curso, as atividades complementares.

As Atividades Complementares são componentes curriculares obrigatórios, enriquecedores e implementadores do perfil do formando; possibilitam o reconhecimento, por avaliação de habilidades, conhecimento e competência do aluno, inclusive adquirida fora do ambiente acadêmico, incluindo a prática de estudos e atividades independentes, transversais, opcionais, de interdisciplinaridade, especialmente nas relações com o mercado do trabalho e com as ações de extensão junto à comunidade. Deverão ser cumpridas 200 horas no total, no decorrer do curso. Para o reconhecimento das horas de atividade complementar só serão consideradas as atividades realizadas a partir do ingresso do aluno na universidade e a integralização de 200 horas é requisito para obtenção do diploma.

São concebidas para propiciar ao aluno a oportunidade de realizar, em prolongamento às demais atividades do currículo, uma parte de sua trajetória de forma autônoma e particular, com conteúdos diversos que lhe permitam enriquecer o conhecimento propiciado pelo Curso de Ciências Biológicas do UNICERP.

Dispõe sobre as Atividades Complementares do Curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário do Cerrado-Patrocínio - UNICERP.

Consideram-se Atividades Complementares aquelas promovidas pelo UNICERP, ou por qualquer outra instituição devidamente credenciada, classificadas nas seguintes modalidades:

- Monitoria, iniciação científica, apresentação de trabalhos em congresso e seminários, viagens técnico-científicas, iniciação à docência, cursos e atividades de extensão;

- A frequência e o aproveitamento em disciplinas não incluídas na Matriz Curricular do Curso de Ciências Biológicas, porém oferecidos pelo UNICERP em outros cursos, compreendendo a área do Curso de Ciências Biológicas ou áreas afins;

- O efetivo exercício de estágio extracurricular em entidade pública ou privada, como processo de complementação da formação do aluno, e mediante comprovação fornecida pela instituição em que o interessado completou a exigência legal do mesmo;

- A participação em atividades extraclasse promovidas como parte da formação integral do aluno, seja pelo UNICERP ou por outras instituições, como, por exemplo: Semana Acadêmica, Palestras, Seminários, Simpósios, Exposições, Debates, Exibição e Discussão de filmes e vídeos, Workshops, Lançamento de Livros e eventos similares;

- A participação em projetos institucionalizados de pesquisa como aluno colaborador; a participação em projetos de iniciação à pesquisa, orientado por docente pesquisador da área do Curso de Ciências Biológicas com ou sem financiamento de instituições públicas ou privadas; ou, ainda, a participação em qualquer outra espécie de projeto de pesquisa acadêmica comprovado;

- A apresentação comprovada de trabalhos ou comunicações em eventos culturais ou científicos, individual ou coletivamente, em semanas de iniciação científica, seminários, e outros, organizados no âmbito do UNICERP ou em outras instituições de ensino superior, ou até mesmo fora do âmbito acadêmico;

- O comparecimento comprovado a sessões públicas de defesa de monografias, dissertações de mestrado ou de teses de doutorado, na área do Curso de Ciências Biológicas ou afins.

Clique e acesse o regimento de Atividades Complementares

As formas de avaliação são normatizadas pelo Regimento Interno e Resoluções do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.

REGIMENTO GERAL DO UNICERP - Aprovado em reunião do Conselho Universitário do Centro Universitário do Cerrado Patrocínio - UNICERP, em reunião no dia 26 de dezembro de 2006.

 

CAPÍTULO VI

DO REGIME DE PROMOÇÃO

SEÇÃO I

DAS AVALIAÇÕES PARCIAIS

Art. 116 – A verificação do desempenho acadêmico será feita por disciplina, compreendendo a apuração do rendimento escolar e da assiduidade.

Art. 117 – O rendimento escolar será aferido através de avaliações parciais realizadas ao longo do semestre letivo e pelo exame final.

Parágrafo Único – As avaliações para aferimento do rendimento escolar, de acordo com a natureza da disciplina, poderão ser realizadas de múltiplas formas, processos e técnicas adequadas a cada situação, conforme normas a serem baixadas pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Art. 118 – Ao final de cada bimestre letivo será atribuído ao aluno uma nota resultante da somatória de pelo menos, duas formas de avaliação.

§ 1º Nas disciplinas com mais de duas aulas semanais deverão ser aplicadas pelo menos duas provas escritas e uma outra forma de avaliação.

§ 2º Será facultado, nas disciplinas com até 2 (duas) aulas semanais, ouvido o Colegiado de Curso, a aplicação de apenas uma prova escrita e outra forma de avaliação, para obtenção da nota bimestral.

§ 3º Ficarão a critério do Colegiado de Curso, aprovados pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, a forma e o número de avaliações nas disciplinas ministradas nos estágios supervisionados.

Art. 119 – A forma e os critérios estabelecidos para obtenção das médias bimestrais de cada disciplina deverão constar dos planos de ensino aprovados pelo Colegiado de Curso, os quais deverão ser comunicados aos alunos no início do semestre letivo.

Parágrafo Único – Caberá ao professor da disciplina escolher a forma de avaliação e sua aplicação, bem como proceder ao respectivo julgamento.

Art. 120 – O resultado da avaliação bimestral será expresso em escala de (0) zero a (100) cem, sem casa decimal.

Art. 121 – É assegurado ao aluno o direito de requerer, via Protocolo, a revisão de provas escritas e gráficas, desde que devidamente fundamentada e no prazo de 48 (quarenta e oito) horas a contar da divulgação da nota pelo professor em sala de aula.

Parágrafo Único – O processo de revisão de prova e seus possíveis recursos serão regulamentados pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Art. 122 – O aluno que deixar de comparecer à prova escrita, gráfica, oral ou de outra forma de avaliação pré-determinada, bem como ao exame final, deverá requerer segunda chamada junto ao Protocolo, no prazo de 48 (quarenta e oito) horas, justificando a ausência e apresentando documento comprobatório, se solicitado.

Parágrafo Único – Caberá ao Diretor de Ensino de Graduação, com base no parecer do professor da disciplina, o deferimento ou não do pedido.

Art. 123 – As notas bimestrais e a média resultante do exame final deverão ser encaminhadas ao setor competente nos prazos fixados pelo calendário escolar.

 

SEÇÃO II

DOS EXAMES FINAIS

Art. 124 – Será concedido exame final ao aluno que, com frequência mínima de 75 (setenta e cinco por cento) obtiver na disciplina, média inferior a 60 (sessenta) e igual ou superior a 40 (quarenta).

Art. 125 – Não haverá exame final nas disciplinas que envolvam conteúdos essencialmente práticos.

§ 1º Além dos estágios supervisionados, os Colegiados de Cursos poderão indicar outras disciplinas que, por sua natureza essencialmente prática, torna impossível ou inadequada a aplicação do exame final, a serem aprovadas pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.

§ 2º A nota mínima de aprovação, nestes casos, deverá ser igual ou superior a 60 sessenta.

 

SEÇÃO III

DA APROVAÇÃO E REPROVAÇÃO

Art. 126 – Será considerado aprovado, em cada disciplina, sem exame final, o aluno que, cumprir a exigência de 75% (setenta e cinco por cento) de frequência, obtiver média igual ou superior a 60 (sessenta), resultante da média aritmética das notas atribuídas nos bimestres, passando esta média a constituir sua nota final na disciplina.

Art. 127 – Será considerado aprovado, após o exame final, o aluno que obtiver média final 60 (sessenta), resultante da média aritmética entre a média semestral e a nota do exame final.

Art. 128 – Será considerado reprovado na disciplina o aluno que:

a) tiver média semestral inferior a 40 (quarenta);

b) tiver obtido média semestral inferior a 60 (sessenta), após a realização do exame final;

c) tiver frequência inferior a 75% (setenta e cinco por cento); que podem ser acessados nos links abaixo: [o arquivo está disponibilizado em pdf].

 

Regimento Interno e Resoluções do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Clique nos títulos para download)

NORMAS GERAIS

1. RESOLUÇÃO Nº 05/2006 DO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO.

Dispõe sobre critérios do Regime de Promoção, das Avaliações Parciais.

2. RESOLUÇÃO Nº 02/2005 DO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO.

Dispõe sobre critérios para revisão de prova

3. RESOLUÇÃO Nº 03/2005 DO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO.

Dispõe a respeito das atividades de Estágio dos Cursos de Licenciatura.

4. RESOLUÇÃO Nº 04/2005 DO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO.

Dispõe sobre critérios para aluno que perde trabalhos feitos em sala de aula.

A última avaliação que o curso de Ciências Biológicas Bacharelado do UNICERP passou foi no ano de 2014. Atualmente, o conceito do curso é bom, com nota 3 em uma escala de 1 a 5. Os avaliadores estiveram in loco, analisando o corpo docente, o projeto pedagógico do curso e a infraestrutura, que oferece aos alunos e professores laboratórios amplos, salas de aula bem equipadas e a reserva ecológica dentro da fazenda experimental.

Fale com o coordenador do curso, Prof. Bruno Pereira Diniz

Telefone geral: (34) 3839.3737 – Ramal: 251

Secretaria da coordenação: (34) 3839.3710

E-mail: biologicas@unicerp.edu.br

Estágio curricular

Estágios de Bacharelado

Os estágios para conclusão do bacharelado do Curso de Ciências Biológicas – são desenvolvidos no 7º e 8º períodos, junto à disciplina Iniciação à Pesquisa/ Estágio I e Iniciação à Pesquisa/ Estágio II, e na elaboração da monografia junto as disciplinas Aplicadas e Monografia.

A carga horária mínima do estágio será de 400 horas. Os estágios são desenvolvidos em duas etapas preferencialmente na área do tópico escolhido e relacionado com o tema da monografia. A primeira etapa - 200 horas, será realizada  junto à disciplina Iniciação à Pesquisa/Estágio I, onde os alunos realizarão juntamente com órgãos conveniados com o UNICERP, o estágio na área ambiental (200 horas no 7º período); sendo ainda orientados pelos professores da disciplina Iniciação à Pesquisa/Estágio I a desenvolvem as seguintes atividades: aprendizagem de técnicas de laboratório; auxílio em pesquisas; acompanhamento de experimentos; desenvolvimento de experimentos para monografia; coleta de dados; diagnósticos ambientais e atividades de monitoria com alunos de períodos anteriores.

Na segunda etapa (200 horas), será realizada junto à disciplina Iniciação à Pesquisa/Estágio II, (8º período) orientados pelo professores e supervisor de estágios executadas em empresa ou órgão públicos conveniados com o UNICERP, onde os alunos têm contato com vários segmentos das mesmas, na área da saúde.

Poderá ser usada 25% da carga horário do estágio para o desenvolvimento de atividades de extensão universitária, participação em congressos, simpósios e reuniões técnico científicas.

O estagiário que trabalha em empresas que desenvolvem atividades relacionadas a sua área de formação poderá cumprir apenas 25% da carga horária total do estágio na mesma.

Logo, os estágios serão realizados no 7º e 8º na Iniciação à Pesquisa/Estágio I e II e estágio do bacharelado I e II, na disciplina de monografia perfazendo um total de 400 horas.

Observação: Os estagiários poderão participar de Projetos Sociais elaborados pela Supervisão de Estágio, destinados a toda comunidade universitária, desde que estejam relacionados a sua área de formação.

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TCC (Trabalho de Conclusão de Curso)

A monografia é componente curricular obrigatório, enriquecedor e implementador do perfil do formando.

É concebida para propiciar ao aluno a oportunidade de realizar um exercício pedagógico concentrado, realizado no 8º período, em momento mais próximo do final do Curso de Ciências Biológicas, por meio do qual o é instado a exibir as competências e habilidades obtidas ao longo de sua formação. Nesse sentido, a monografia deve evidenciar uma capacidade de reflexão autônoma e crítica, na perspectiva de uma educação continuada, abrir pistas possíveis e futuras de investigação.

Como Monografia do Curso de Ciências Biológicas do UNICERP, entende-se: a pesquisa, em qualquer área da Biologia, desenvolvida individualmente pelo aluno, sob orientação docente.

A Monografia envolve momentos de orientação e elaboração de um projeto de pesquisa (6º período), assim como o desenvolvimento dessa pesquisa e sua validação perante banca examinadora, assegurada a necessária publicidade para uma efetiva divulgação dos resultados obtidos. Esses momentos estão previstos na matriz curricular do Curso de Ciências Biológicas, devendo ser efetivados no 7º e 8º períodos do Curso de Ciências Biológicas do UNICERP.

É requisito obrigatório para a aprovação a conclusão adequada do projeto de pesquisa, realizado no 6º período do curso, de acordo com os objetivos e a avaliação, estabelecidos pelo professor da disciplina Prática de Ensino de Biologia.

 

Projetos de pesquisa para monografia

O projeto de pesquisa para a monografia é desenvolvido, durante o 6º período (professor da disciplina Prática de Ensino de Biologia) sob a orientação de professores. Esta orientação é realizada em quatro etapas:

Etapa 1 - Exposição teórica sobre as partes componentes de um projeto;

Etapa 2 - Definição dos temas para o desenvolvimento da pesquisa e levantamento bibliográfico sobre o assunto;

Etapa 3 - Elaboração do projeto: introdução e revisão de literatura.

Etapa 4 - Elaboração do projeto: metodologia, referências bibliográficas e cronograma.

Após as etapas 3 e 4 o aluno entrega o projeto ao professor orientador, o qual faz as devidas observações e devolve ao aluno para as correções necessárias. No final do semestre o aluno entrega para a Coordenação do Curso o projeto de pesquisa, para ser desenvolvido durante o 7º e 8º períodos.

 

Projetos de pesquisa no curso de Ciências Biológicas

Os docentes do curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário do Cerrado - Patrocínio - UNICERP elaboram e desenvolvem projetos de pesquisa, nas áreas de Saúde e Meio Ambiente, desde o segundo ano após o início do curso. Alguns dos projetos relacionados estão em estágio avançado de desenvolvimento, com resultados já divulgados. Para a elaboração do projeto, desenvolvimento da pesquisa e divulgação dos resultados obtidos, os professores responsáveis contam a participação efetiva dos alunos do curso. O financiamento dos projetos, até o momento, está sendo feito pela fundação mantenedora (FUNCECP) do UNICERP, pela Duratex e pela Alto Cafezal. Há parceria também, sem a participação de Bolsas pelo Instituto de Hematologia e Patologia Siqueira, onde os alunos realizam atividades. Os resultados obtidos com o desenvolvimento das pesquisas são divulgados, pelos alunos e professores, por meio de jornais, resumos em congressos e palestras para a comunidade local.

Aprovado o projeto de pesquisa, o aluno deverá protocolar o projeto para ser encaminhado à Coordenação de Pesquisa do UNICERP, juntamente com a solicitação de orientação, acompanhado de cópia do projeto devidamente assinada pelo orientador, ato que formaliza o início da atividade de elaboração da monografia, aprovado pelo Comitê de Ética de Pesquisa.

O processo de realização da monografia importa orientação teórico-metodológica ao aluno, a ser prestada pelo professor orientador.

Estão aptos a orientar a monografia quaisquer professores do Curso de Ciências Biológicas, ou cursos afins do UNICERP, respeitadas as afinidades temáticas das suas respectivas linhas de pesquisa e a existência de carga horária disponível para a orientação.

Os professores encarregados da orientação dos alunos terão uma hora de dedicação semanal para orientação, observando-se o limite de 20% da carga horária de cada docente. Dessa forma, um professor de tempo integral (40 horas) não poderá orientar, simultaneamente, mais de 08 (oito) alunos.

A matrícula no 8º período do Curso de Ciências Biológicas marca o início sistemático da Monografia.

No decorrer da disciplina Monografia, no 8º período o aluno será acompanhado e orientado pelo professor na escrita do trabalho, bem como plano de orientação definido juntamente com o orientador.

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Avaliação escolar

  • Avaliação e planejamento escolar;
  • Avaliação do ensino fundamental e médio

Botânica

  • Flora em área de cerrado
  • Escarificação de sementes;
  • Fitossociologia

Ecologia

  • Inventários;
  • Interações bi e tri-tróficas
  • Interações inseto-planta
  • Estudo de serrapilheira
  • Estudos de herbivoria;
  • Ecologia de formigas;
  • Ecologia de solos: inventários da fauna edáfica

Genética

  • Análise mutagênica e antimutagênica
  • Análise citotóxica da célula
  • Citogenética

Hidrologia

  • Monitoramento de águas

Microbiologia.

  • Microbiologia clínica;
  • Microbiologia dos alimentos;
  • Diagnóstico de doenças infecciosas;

Parasitologia

  • Diagnóstico parasitológico 
  • Exame parasitológico de fezes
  • Prevalencia de enteroparasitoses;
  • Produtos naturais

Estudos Etnobotânicos e Etnofarmacológicos

  • Ensaios biológicos e/ou farmacológica de produtos naturais.
  • Ensaios inseticida, larvicida e herbicida de produtos naturais.
  • Utilização da técnica de micronúcleos como marcador biológico na análise de dano cromossômico em células sanguíneas de peixes

Zoologia

  • Avifauna
  • Levantamento de Fauna
  • Comportamento de vertebrados e invertebrados

Alto Cafezal

Coopa – Cooperativa Agropecuária de Patrocínio

Daepa – Departamento de Água e Esgoto de Patrocínio

Duratex

Laboratório Siqueira

Prefeitura de Patrocínio

Perfil

O Biólogo formado no Unicerp deve ser generalista, crítico, ético, e cidadão com espírito de solidariedade; Detentor de adequada fundamentação teórica, como base para uma ação competente, que inclua o conhecimento profundo da diversidade dos seres vivos, bem como sua organização e funcionamento em diferentes níveis, suas relações filogenéticas e evolutivas, suas respectivas distribuições e relações com o meio em que vivem; Consciente de sua responsabilidade como bacharel, nos vários contextos de atuação profissional; Apto a atuar multi e interdisciplinarmente, adaptável à dinâmica do mercado de trabalho e às situações de mudança contínua do mesmo; Consciente da necessidade de atuar com qualidade e responsabilidade em prol da conservação e manejo da biodiversidade, políticas de saúde, meio ambiente, biotecnologia, bioprospecção, biossegurança, na gestão ambiental, tanto nos aspectos técnicos-científicos, quanto na formulação de políticas, e de se tornar agente transformador da realidade presente, na busca de melhoria da qualidade de vida; Comprometido com os resultados de sua atuação, pautando sua conduta profissional por critérios humanísticos, compromisso com a cidadania e rigor científico, bem como por referenciais éticos legais; Preparado para desenvolver ideias inovadoras e ações estratégicas, capazes de ampliar e aperfeiçoar sua área de atuação.

 

Finalidade

O Curso de Ciências Biológicas do Unicerp tem como finalidade, formar um pesquisador, viabilizando o entendimento do papel do biólogo como pesquisador e prestador de serviços, através de uma formação profissional sólida e ampla, numa integração das diversas áreas da Biologia, através de uma visão generalista e crítica, pautada por princípios da ética profissional, com responsabilidade social e ambiental.

 

Objetivos

Objetivo geral

O objetivo do Curso de Ciências Biológicas é garantir ao futuro Bacharel em Ciências Biológicas uma formação profissional sólida e ampla, baseada numa integração das diversas áreas da Biologia, com as competências, habilidades e posturas que permitam ao Biólogo aqui formado plena atuação na pesquisa, ensino e extensão de todas as áreas da Biologia.

 

Objetivos específicos

- Atuar em pesquisa básica e aplicada nas diferentes áreas das Ciências Biológicas.

- Acompanhar a evolução do pensamento científico na sua área de atuação.

- Estabelecer relações entre ciência, tecnologia e sociedade.

- Elaborar e executar projetos.

- Utilizar o conhecimento socialmente acumulado na produção de novos conhecimentos, tendo a compreensão desse processo a fim de utilizá-lo de forma crítica e com critérios de relevância social.

- Desenvolver ações estratégicas para diagnóstico de problemas, encaminhamento de soluções e tomada de decisões.

- Atuar em prol da preservação da biodiversidade, considerando as necessidades de desenvolvimento inerentes à espécie humana.

- Organizar, coordenar e participar de equipes multiprofissionais.

- Gerenciar e executar tarefas técnicas nas diferentes áreas do conhecimento biológico, no âmbito de sua formação.

- Prestar consultorias e perícias, dar pareceres e atuar no sentido de que a legislação, relativa à área de Ciências Biológicas, seja cumprida.

- Desenvolver ideias inovadoras e ações estratégicas, capazes de ampliar e aperfeiçoar sua área de atuação, preparando-se para a inserção num mercado de trabalho em contínua transformação.

- A fim de formar biólogos que tenham as habilidades e competências mencionadas acima, estes devem obter, através das disciplinas obrigatórias, aqui definidas como núcleo comum, uma visão generalista das Ciências Biológicas. Pretende-se atingir tal meta oferecendo as mesmas disciplinas básicas nos currículos de Licenciatura e Bacharelado.

 

PPC de Bacharelado em Ciências Biológicas

*Clique no título do trabalho para acessar em PDF

ALMEIDA, Érica Maria Veloso. ANÁLISE DA PRESENÇA DE MICRORGANISMOS MESÓFILOS E Listeria monocytogenes EM SUPERFÍCIES DE EQUIPAMENTOS E BANCADAS DE UMA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS NO MUNICIPIO DE PATROCINIO-MG. 2017. 23 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas, Centro Universitário do Cerrado Patrocínio - Unicerp, Patrocínio/MG, 2017.

COSTA, Camila Cristina de Paula. INVENTÁRIO DE ARANHAS ARBORÍCOLAS NA RESERVA ECOLÓGICA DA FUNDAÇÃO COMUNITÁRIA, EDUCACIONAL E CULTURAL DE PATROCÍNIO. 2017. 28 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas, Centro Universitário do Cerrado Patrocínio - Unicerp, Patrocínio/MG, 2017.

COSTA, Cícero Gomes da. LEVANTAMENTO DA MACROFAUNA EDÁFICA EM RESERVA NATIVA NO MUNICÍPIO DE PERDIZES/MG. 2017. 27 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas, Centro Universitário do Cerrado Patrocínio - Unicerp, Patrocínio/MG, 2017.

COSTA, Daniela Pereira da. LEVANTAMENTO ETNOBOTÂNICO DE PLANTAS UTILIZADAS NA TERAPEUTICA POPULAR PELA POPULAÇÃO DA COMUNIDADE MARTINS DO MUNICÍPIO DE PATROCINIO- MG. 2017. 39 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas, Centro Universitário do Cerrado Patrocínio - Unicerp, Patrocínio/MG, 2017.

DUARTE, Fernando Henrique Couto. ANÁLISE INTEGRADA DA PAISAGEM: Geotopo. 2017. 34 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas, Centro Universitário do Cerrado Patrocínio - Unicerp, Patrocínio/MG, 2017.

MARQUES, Rogério Vieira. ESTRATÉGIAS DE DISPERSÃO E ORNITOCORIA EM MELASTOMATACEAE JUSS. EM TRÊS FRAGMENTOS DO CERRADO. 2017. 39 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas, Centro Universitário do Cerrado Patrocínio - Unicerp, Patrocínio/MG, 2017.

MARTINS, Reges Abadio Ferreira. LEVANTAMENTO E IDENTIFICAÇÃO DA ANUROFAUNA NAS AREAS DE PRESERVAÇÕES DE DUAS FAZENDAS ENTRE OS MUNICIPIOS DE SANTA JULIANA E PEDRINOPOLIS MINAS GERAIS. 2017. 28 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas, Centro Universitário do Cerrado Patrocínio - Unicerp, Patrocínio/MG, 2017.

NOGUEIRA, Francyele. AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIFÚNGICA DO EXTRATO AQUOSO DE STRYPHNODENDRON ADSTRINGENS (MART.) COVILLE FRENTE À CANDIDA SP. 2017. 30 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas, Centro Universitário do Cerrado Patrocínio - Unicerp, Patrocínio/MG, 2017.

PELLEGRINI, Cibelly Vieira. ANÁLISE FÍSICO-QUÍMICA DO LEITE NO LATICÍNIO SERRA NEGRA DE PATROCÍNIO/MG. 2017. 45 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas, Centro Universitário do Cerrado Patrocínio - Unicerp, Patrocínio/MG, 2017.

PEREIRA, Samanta. AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE CARCINOGÊNICA DO ANTIBIÓTICO AMOXICILINA TRIHIDRATADA 50%, PELO TESTE DE DETECÇÃO DE TUMOR EPITELIAL EM Drosophila melanogaster. 2017. 32 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas, Centro Universitário do Cerrado Patrocínio - Unicerp, Patrocínio/MG, 2017.

ROCHA, Mateus Batista da. EFEITO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS E DA ESCARIFICAÇÃO NAS SEMENTES DE Diospyros hispida ALPH DC. PARA EMERGÊNCIA DAS PLANTULAS. 2017. 27 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas, Centro Universitário do Cerrado Patrocínio - Unicerp, Patrocínio/MG, 2017.

RODRIGUES, Erica da Silva. COMPORTAMENTO DAS SEMENTES DE Erythroxylum subracemosum TURCZ., ERYTHROXYLACEAE, PARA A GERMINAÇÃO. 2017. 31 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas, Centro Universitário do Cerrado Patrocínio - Unicerp, Patrocínio/MG, 2017.

SANTOS, Luana Lelis dos. ANÁLISE QUANTITATIVA DE LÂMPADAS E ELETROELETRÔNICOS GERADOS NO HOSPITAL E MATERNIDADE MED CENTER- PATROCÍNIO/MG. 2017. 30 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas, Centro Universitário do Cerrado Patrocínio - Unicerp, Patrocínio/MG, 2017.

SILVA, Débora Patrícia da. GERMINAÇÃO DAS SEMENTES DE Guettarda viburnoides CHAM. & SCHLTDL (RUBIACEAE) ORIUNDAS DOS FRUTOS FRESCOS E SECOS. 2017. 31 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas, Centro Universitário do Cerrado Patrocínio - Unicerp, Patrocínio/MG, 2017.

SILVA, Micaela Maria da. CARACTERÍSTICAS DA GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE Ceiba speciosa A. ST. HIL., COM FRUTOS EM DIFERENTES ESTÁDIOS DE MATURAÇÃO. 2017. 34 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas, Centro Universitário do Cerrado Patrocínio - Unicerp, Patrocínio/MG, 2017.

SILVA, Valdirene Abadia dos Reis. ENTOMOFAUNA CAPTURADA COM ATRATIVO CÍTRICO NA RESERVA ECOLÓGICA DA FUNCECP, MUNICÍPIO DE PATROCÍNIO/MG. 2017. 27 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas, Centro Universitário do Cerrado Patrocínio - Unicerp, Patrocínio/MG, 2017.

SOARES, Aparecido Macedo. ENTOMOFAUNA DE UM FRAGMENTO DE CERRADO NO MUNICÍPIO DE PERDIZES/MG. 2017. 29 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas, Centro Universitário do Cerrado Patrocínio - Unicerp, Patrocínio/MG, 2017.

SOUZA, Ana Cristina. A HORTA ORGÂNICA ESCOLAR COMO ALTERNATIVA DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E INCENTIVO AS PRÁTICAS DE CIÊNCIAS. 2017. 33 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas, Centro Universitário do Cerrado Patrocínio - Unicerp, Patrocínio/MG, 2017.

SOUZA, Jéssica. PRESENÇA DE ENTEROPARASITAS EM CRIANÇAS DE 0-6 ANOS, USUÁRIAS DE CRECHES E PRÉ-ESCOLAS NA CIDADE DE PATROCÍNIO-MG. 2017. 43 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas, Centro Universitário do Cerrado Patrocínio - Unicerp, Patrocínio/MG, 2017.

VICENTE, Marcella Aparecida. VARIABILIDADE PARA A GERMINAÇÃO DAS SEMENTES DOS INDIVÍDUOS DE Ceiba speciosa A. ST. HIL., ESTABELECIDOS EM AMBIENTE URBANO. 2017. 30 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas, Centro Universitário do Cerrado Patrocínio - Unicerp, Patrocínio/MG, 2017.

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CARDOSO, Karolline Estefânia Silva. AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE TUMORAL DO EXTRATO DICLOROMETÂNICO DE Chenopodium ambrosioides EM TUMORES EPITELIAIS EM Drosophila melanogaster. 2018. 32 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas, Centro Universitário do Cerrado Patrocínio, Patrocínio/MG, 2018.

DELMIRO, Fabiane Priscila de Freitas Mozelli. INCIDÊNCIA DE DOENÇAS HEREDITÁRIAS DIAGNOSTICADAS NA TRIAGEM NEONATAL NO SUS EM PATROCÍNIO MG. 2018. 32 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas, Centro Universitário do Cerrado Patrocínio, Patrocínio/MG, 2018.

DUARTE, Talisson Antonio. USO DE ARMADILHAS COLORIDAS DE FÁCIL CONFECÇÃO PARA CAPTURA DE ARTRÓPODES NO ESTRATO ARBÓREO NO MUNICÍPIO DE IBIÁ/MG. 2018. 25 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas, Centro Universitário do Cerrado Patrocínio, Patrocínio/MG, 2018.

FREITAS, Laila Cristina de. EDUCAÇÃO SEXUAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM UMA ESCOLA PUBLICA LOCALIZADA NO DISTRITO SÃO JOÃO DA SERRA NEGRA- PATROCÍNIO/MG. 2018. 38 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas, Centro Universitário do Cerrado Patrocínio, Patrocínio/MG, 2018.

MANSUR, Henrique dos Reis. ASPECTOS DA DIETA ALIMENTAR DE CORUJAS BURAQUEIRAS ATHENE CUNICULARIA (MOLINA, 1782) EM AMBIENTE URBANO, PATROCÍNIO – MG. 2018. 34 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas, Centro Universitário do Cerrado Patrocínio, Patrocínio/MG, 2018.

OLIVEIRA, Matheus Alexandre de. EFICÁCIA DOS TESTES QUIMILUMINESCENTE (LUMINOL) E IMUNOCROMATOGRÁFICO (FECA-CULT E HEXAGON OBTI) USADOS PARA DETECTAR A PRESENÇA DE VESTÍGIOS DE MANCHAS DE SANGUE EM EXAME PERÍCIAL EM LOCAL DE CRIME: UMA ANALISE COMPARATIVA. 2018. 41 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas, Centro Universitário do Cerrado Patrocínio, Patrocínio/MG, 2018.

RIBEIRO, Sabrina Mara. ANÁLISE BACTERIOLÓGICA DE ÁGUA PROVENIENTES DE UMA ESCOLA EM CRUZEIRO DA FORTALEZA - MG. 2018. 26 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas, Centro Universitário do Cerrado Patrocínio, Patrocínio/MG, 2018.

SANTOS, Mariana Cristina dos. LEVANTAMENTO DE ANIMAIS ATROPELADOS NA BR 365 ENTRE OS MUNICÍPIOS DE PATROCÍNIO E UBERLÂNDIA, MG, BRASIL. 2018. 25 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas, Centro Universitário do Cerrado Patrocínio, Patrocínio/MG, 2018.

SANTOS, Murilo Luiz dos. BIOATIVIDADE DO ÓLEO ESSENCIAL E EXTRATOS BRUTOS DA ESPÉCIE Chenopodium ambrosioides L. SOBRE PRAGAS DE INTERESSE AGRÍCOLA. 2018. 57 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas, Centro Universitário do Cerrado Patrocínio, Patrocínio/MG, 2018.

SANTOS, Naiara Ribeiro dos. AVALIAÇÃO DA ATIVIDADECARCINOGÊNICA DOS EXTRATOS ETANOLICO E HEXANO DE Chenopodium ambrosioides PELO TESTE DE DETECÇÃO DE TUMOR EPITELIAL EM Drosophila melanogaster. 2018. 32 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas, Centro Universitário do Cerrado Patrocínio, Patrocínio/MG, 2018.

SOUZA, Cristiano Vasconcelos de. ARTRÓPODES CAPTURADOS NO SOLO COM ARMADILHAS DE COR NA FAZENDA NOVO HORIZONTE II, SERRA DO SALITRE/MG. 2018. 26 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas, Centro Universitário do Cerrado Patrocínio, Patrocínio/MG, 2018.