Notícias

Café com o UNICERP debate sobre a geada e a interferência do clima na produção agrícola

19/07/2019

Na manhã desta quarta-feira, 17, no programa Show da Manhã, o Café com o Unicerp recebeu a Prof. Me. Marisa Diniz Gonçalves Machado, e o Prof. Caio Marcos Veloso, docentes do curso de Cafeicultura do UNICERP. Os professores debateram sobre a geada e as influências climáticas na produção agrícola.

“Estamos nos deparando com alterações climáticas devido a própria ação do homem e da natureza, como o El Niño”, ressalta a Me. Marisa. Além disso, apesar dos danos causados pelo frio na produção agrícola é comum, pois estamos no inverno e dentro da sua normalidade. A geada não causou efeitos somente na produção de café, mas também, afetou na produtividade de lavouras como, milho, sorgo e a cana.  

O professor Caio ainda explicou sobre os prejuízos que o frio pode causar nos frutos. “As lavouras mais tardias acabam sendo afetadas, pois, o ciclo do fruto ainda não se encerrou, com isso, há uma maior quantidade de água no interior do fruto que poderá ter como consequência alterações no tamanho e no peso do produto. No caso da geada tardia não afetará os frutos”, destaca o docente. 

Para finalizar, a educadora enfatiza que no caso de ocorrência da geada, os danos às produções agrícolas serão menores, pois, estamos caminhando para um período seco, no qual a umidade no solo estará bem pouca. 

Por Ana Caroline Anselmo (Comunicação UNICERP) | Fotos: Michelle Tambelini Brasileiro

Autorizada reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte

 

 

MAIS NOTÍCIAS