Notícias

UNICERP é selecionado para participar de dois programas de bolsas da Capes

Por meio do Setor de Pesquisa, coordenado pela Prof.ª Dr. Lilian Cristina Barbosa, o UNICERP aprovou junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) dois programas de bolsas para fomento das atividades de estágios dos alunos matriculados nos cursos de licenciatura do UNICERP.

Os projetos foram aprovados no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e no Programa Residência Pedagógica, totalizando 48 bolsas para os alunos matriculados nos cursos de licenciaturas. A aprovação dos projetos junto à Capes é inédita no UNICERP e irá contribuir para formação dos futuros professores matriculados nos cursos de Ciências Biológicas, Educação Física e Pedagogia.

O UNICERP, em pareceria com a Superintendência Regional de Ensino (SER Patrocínio), selecionou a Escola Estadual Mariana Tavares e a Escola Estadual João Cândido de Aguiar para participarem da primeira etapa do programa Pibid. Nesta etapa, divulgada no dia 20 de setembro, 24 alunos do curso de Pedagogia foram contemplados com bolsas. As bolsas já serão disponibilizadas em outubro, com implementação imediata dos projetos nas escolas habilitadas. Cada benefício pode durar até 18 meses.

Pibid e Residência Pedagógica

Segundo a Capes, o Pibid tem por objetivo promover a iniciação do licenciando no ambiente escolar ainda na primeira metade do curso, visando estimular, desde o início da jornada do docente, a observação e a reflexão sobre a prática profissional no cotidiano das escolas públicas de educação básica. Os selecionados serão acompanhados por um professor da escola e por um docente de uma das instituições de educação superior participantes do programa.

Já o Programa de Residência Pedagógica, de acordo com a Capes, visa a induzir o aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado, por meio da imersão do licenciando – que esteja na segunda metade do curso – numa escola de educação básica. A imersão deve contemplar, entre outras ações, regência de sala de aula e intervenção pedagógica. Assim como no Pibid, cada selecionado será acompanhado por um professor da escola com experiência na mesma área de ensino do licenciando, e por um docente de instituição de educação superior.

O UNICERP considera de grande relevância a participação em projetos propostos pela Capes. "Receber incentivos, como o do Pibid e da Residência Pedagógica, reforçam o compromisso do Centro Universitário em formar professores qualificados. As bolsas beneficiarão muitos alunos e docentes da nossa instituição", observa a Prof.ª Dr.ª Lilian Cristina Barbosa.

 

Fotos: Michelle Brasileiro

Autorizada reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte