UNICERP TEAcolhe promove workshops sobre inclusão de crianças autistas

Por meio da atuação interdisciplinar de vários cursos, o Centro Universitário do Cerrado Patrocínio vem trabalhando com o projeto de extensão UNICERP TEAcolhe, voltado para o atendimento a crianças com Transtorno do Espectro Autista e familiares.

Foram realizados workshops com pais, alunos e professores, buscando a reflexão sobre a inclusão social. As atividades aconteceram no Auditório do Núcleo de Práticas Jurídicas, Administrativas e Contábeis, durante encontro em 30 de setembro.

Os workshops trabalharam: o atendimento a crianças com TEA, os desafios na busca pelos direitos das crianças e a vivência do atendimento interdisciplinar em crianças com Transtorno do Espectro Autista.

O evento exibiu ainda um vídeo-depoimento produzido pelo Setor de Comunicação do UNICERP.

O que é o TEA?

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é resultante de um distúrbio do desenvolvimento caracterizado por déficit nas áreas de interação social, comunicação e comportamento. Seu diagnóstico é difícil e basicamente clinico, porem quando realizado precocemente permite a escolha de tratamento individualizado, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da criança com TEA e da família.

O Ministério da Saúde instituiu, em 2012, a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, enfatizando que, para o alcance de melhores resultados no tratamento do TEA, o suporte multidisciplinar e multiprofissional é essencial, uma vez que a síndrome afeta múltiplos componentes do desenvolvimento humano.

A família necessita de apoio e suporte da equipe multiprofissional, pois a mesma fica exposta no cotidiano a múltiplos desafios, sejam econômicos, emocionais, culturais entre outros. Portanto, a fisioterapia, enfermagem e psicologia, como membro da equipe multiprofissional devem desenvolver competências para o oferecimento de apoio a família, assim como apontar as estratégias de forma a minimizar o impacto do transtorno na vida familiar.

Dessa forma trilhar caminhos que busquem elucidar possíveis direções para pessoas com TEA e suas famílias é um desafio constante. Para alcançar tamanho êxito, o trabalho conjunto torna-se imprescindível. Uma equipe interdisciplinar pode funcionar como difusores de conhecimento e de capacitação sobre autismo, no momento em que se complementam e que buscam especialização necessária para a intervenção e o tratamento, pois o autismo traz questões específicas, que exigem um alto grau de especialização profissional.

UNICERP TEAcolhe

Os cursos do UNICERP, através de projeto de extensão continuada, trabalham direcionados a a atender crianças diagnosticadas com TEA, cujos pais sejam membros da Associação TEAcolher. O objetivo é propor um momento de debate sobre a importância da inclusão social e analisar a integração com as diversas áreas dos cursos de forma a contribuir para uma melhor qualidade de vida da criança e de sua família. Dezenas de crianças autistas e familiares são atendidos semanalmente no Centro de Saúde do UNICERP.