Fisioterapia é uma Ciência da Saúde que estuda, previne e trata os distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano, gerados por alterações genéticas, por traumas e por doenças adquiridas. Fundamenta suas ações em mecanismos terapêuticos próprios, sistematizados pelos estudos da Biologia, das ciências morfológicas, das ciências fisiológicas, das patologias, da bioquímica, da biofísica, da biomecânica, da cinesia, da sinergia funcional, e da cinesia patologia de órgãos e sistemas do corpo humano e as disciplinas comportamentais e sociais.
O profissional fisioterapeuta é um profissional de Saúde, com formação acadêmica Superior, habilitado à construção do diagnóstico dos distúrbios cinéticos funcionais (Diagnóstico Cinesiológico Funcional), a prescrição das condutas fisioterapêuticas, a sua ordenação e indução no paciente bem como, o acompanhamento da evolução do quadro clínico funcional e as condições para alta do serviço.
A área de atuação da Fisioterapia abrange a maioria das clínicas, como a Neurologia, a Traumato-Ortopedia, a Reumatologia, a Pneumologia, a Cardiologia, a Angiologia, a Ginecologia e Obstetrícia, a Pediatria, a Oncologia, a Cirurgia, a Geriatria, a Endocrinologia, a Dermatologia, a Medicina Desportiva, a Saúde Pública e a Medicina Preventiva.
O mercado de trabalho encontra-se em franca expansão, podendo o profissional ser rapidamente absorvido em: hospitais e clínicas; ambulatórios; consultórios; centros de reabilitação; clínicas de estética e spas; atendimento domiciliar; programas institucionais; unidades básicas de saúde; fisioterapia do trabalho; empresas; escolas; vigilância sanitária; docência em níveis secundário e superior; extensão; pesquisa; supervisão técnica e administrativa; direção e coordenação de cursos; indústria de equipamentos de uso fisioterapêutico; esporte.
O acesso ao curso de Fisioterapia do UNICERP pode ser feito por uma das opções abaixo:
• Exame vestibular realizado anualmente;
• Pela nota do ENEM;
• Matrícula com isenção de processo seletivo (vestibular) para portadores de diploma de graduação (para vagas remanescentes);
• Matrículas decorrentes de transferências externas para alunos cursando Fisioterapia em outras IES (para vagas remanescentes);
• Matrícula decorrente de mudança de curso, para alunos já matriculados em outros cursos do UNICERP (para vagas remanescentes).
As Atividades Complementares têm como objetivo ampliar a formação do profissional fisioterapeuta de modo a desenvolver habilidades e adquirir experiências não contempladas nas disciplinas da Matriz Curricular. São atividades acadêmicas, científicas e culturais que deverão ser realizadas ao longo do curso, na universidade ou em outras instituições, com a finalidade de proporcionar contato com o mundo de trabalho, com os problemas da sociedade, a prática de iniciação na pesquisa e nos projetos comunitários. Dessa forma, ampliam-se os conhecimentos gerais e as habilidades de comunicação, de pensamento crítico, de liderança, de tomada de iniciativa através da vivência com diferentes grupos da sociedade. As Atividades Complementares são componentes curriculares obrigatórios, enriquecedores e implementadores do perfil do formando. Possibilitam o reconhecimento, por avaliação de habilidades, conhecimento e competência do aluno, inclusive adquirida fora do ambiente acadêmico, incluindo a prática de estudos e atividades independentes, transversais, opcionais, de interdisciplinaridade, especialmente nas relações com o mercado do trabalho e com as ações de extensão junto à comunidade. São concebidas para propiciar ao aluno a oportunidade de realizar, em prolongamento às demais atividades do currículo, uma parte de sua trajetória de forma autônoma e particular, com conteúdos diversos que lhe permitam enriquecer o conhecimento jurídico propiciado pelo Curso de Fisioterapia do UNICERP.
Entende-se como Atividade Complementar toda e qualquer atividade, não compreendida nas atividades previstas no desenvolvimento regular dos componentes curriculares, obrigatórios ou eletivos, da matriz curricular do Curso de Fisioterapia, desde que adequada à formação acadêmica e ao aprimoramento pessoal e profissional do futuro profissional. Dessa forma, as Atividades Complementares não se confundem com as disciplinas do Curso de Fisioterapia.
Consideram-se Atividades Complementares aquelas promovidas pelo UNICERP, ou por qualquer outra instituição devidamente credenciada, classificadas nas seguintes modalidades:
I – Grupo 1: Atividades vinculadas ao ensino;
II – Grupo 2: Atividades vinculadas à pesquisa;
III –Grupo 3: Atividades vinculadas à extensão e ao serviço comunitário;
IV–Grupo 4: Atividades vinculadas à representação estudantil.
Fale com o coordenador do curso, Prof. Claudio Mardey Nogueira
Telefone geral: (34) 3839.3737 – Ramal: 228
Secretaria da coordenação: (34) 3839.3710
Coordenação: (34) 3839.3736
E-mail: fisioterapia@unicerp.edu.br
O Estágio Supervisionado do Curso de Fisioterapia é um momento de aprendizagem onde o acadêmico, mediante trabalho orientado, toma contato com a realidade do campo de atuação profissional. Tem como objetivo de possibilitar ao acadêmico a oportunidade para aplicação dos conhecimentos adquiridos no decorrer do Curso de Fisioterapia, em atendimento às normas legais exigidas e em conformidade com as Diretrizes Curriculares para a formação do Fisioterapeuta. Consiste, nos dois últimos semestres, tanto em seus aspectos práticos quanto nos teóricos, na finalização de um ciclo de conteúdos e atividades paralelas ou diretamente relacionadas, que prevê para o último ano o que corresponderia à prevenção e reabilitação de diferentes patologias e suas sequelas, o que pode ser observado pelos campos e áreas de atuação contempladas, estando os acadêmicos sob supervisão de um fisioterapeuta. O estágio no Centro de Saúde que atende a comunidade local e regional abrangendo as áreas de atuação em Reumatologia, Ortopedia, Geriatria, Neurologia, Pediatria, Cardiorrespiratória, Vascular, Uroginecologia e obstetrícia, além do atendimento em hospital nos leitos e UTI – Unidade de Terapia Intensiva.