A profissão de Fonoaudiólogo vem expandindo a sua autonomia e a sua área de abrangência, atuando ao lado de outros ramos das ciências, ocupando o lugar que lhe compete no estudo e no desenvolvimento do bem-estar do ser humano, sempre dentro das determinações da Lei que rege a profissão.
Indicadores demonstram a grande incidência de portadores de deficiência auditiva e mental com dificuldade de acesso à tratamento fonoaudiológico específico pela distância aos grandes centros e pela carência de profissionais da área na cidade de Patrocínio e região. E ainda o fato da região ser potencialmente composta por zona rural torna a prevenção deficitária pela dificuldade de acesso à informação, aumentando a incidência de portadores de deficiências.
Assim, entendendo que o fonoaudiólogo deve assumir uma parcela desta responsabilidade, torna-se finalidade do Curso de Fonoaudiologia do Centro Universitário do Cerrado Patrocínio, que os profissionais egressos do Curso de Fonoaudiologia estejam preparados para realizar programas de prevenção e intervenções fonoaudiológicas e estejam em número suficiente para modificar este contexto.
A Fonoaudiologia é a profissão da área da saúde que atua em pesquisa, prevenção, avaliação e tratamento dos distúrbios da comunicação oral e escrita, voz, motricidade orofacial, audição, reabilitação vestibular, bem como no aperfeiçoamento dos padrões da fala e da voz. Nas diversas áreas, atua desde o recém-nascido até a terceira idade.
O fonoaudiólogo trabalha em consultórios, clínicas, ambulatórios, hospitais, maternidades, asilos, home care, e em parceria com otorrinolaringologistas, neurologistas, ortodontistas, fisioterapeutas, psicólogos, entre outros. Trabalha ainda em emissoras de televisão, empresas de telemarketing, centros auditivos, escolas especiais e de ensino regular, etc.
O fonoaudiólogo clínico atua na reabilitação de uma diversidade de distúrbios, tais como: os distúrbios da voz, da deglutição, linguagem, motricidade oral, audição e do labirinto.
As possibilidades de emprego estão em grande expansão e com mercado crescente no serviço público (Núcleo de Atenção da Saúde da Família), na área de consultoria fonoaudiológica em empresas, na área pericial (fonoaudiologia forense), na área da fonoaudiologia hospitalar, na área da fonoaudiologia educacional, fonoaudiologia estética, entre outros.
Segmentos como fonoaudiologia hospitalar e escolar constituem grandes frentes de contratação, mas não há profissionais em números suficientes para suprir essa demanda.
Hospitais por todo o país contratam o fonoaudiólogo para fazer a triagem auditiva neonatal (teste da orelhinha), detectando precocemente problemas de audição em todos os recém-nascidos. Esses profissionais também auxiliam na terapia de bebês com dificuldades para sugar o seio materno e em bebês de risco em UTIs neonatais. Ainda nos hospitais, o fonoaudiólogo atua nos leitos e UTIs adulto na reabilitação da fala e deglutição em sequelas de acidentes vasculares encefálicos e traumatismos cranianos.
Os concursos públicos são também uma opção para o profissional em fonoaudiologia. Nos últimos anos, diversos concursos públicos no país apresentaram vagas para a contratação de fonoaudiólogos, tanto estaduais, quanto municipais e federais.
O acesso ao curso de Fonoaudiologia do UNICERP pode ser feito por uma das opções abaixo:
• Exame vestibular realizado anualmente;
• Pela nota do ENEM;
• Matrícula com isenção de processo seletivo (vestibular) para portadores de diploma de graduação (para vagas remanescentes);
• Matrículas decorrentes de transferências externas para alunos cursando Fonoaudiologia em outras IES (para vagas remanescentes);
• Matrícula decorrente de mudança de curso, para alunos já matriculados em outros cursos do UNICERP (para vagas remanescentes).
Fale com a coordenadora do curso, Profa. Denise de Oliveira Dornelles Pereira
Telefone geral: (34) 3839.3737 – Ramal: 209
Secretaria da coordenação: (34) 3839.3710
Coordenação: (34) 3839.3732
E-mail: fonoaudiologia@unicerp.edu.br