Alunos do curso de Medicina Veterinária participam de aula prática sobre Brucelose e Tuberculose

Na terça-feira, 28/03/2023, os alunos do 5° período de Medicina Veterinária tiveram uma aula prática sobre Brucelose e Tuberculose da disciplina de Doenças Infecciosas, ministrada pela Profa. Esp. Elza Alice de Quadros. A aula contou com a participação dos alunos do 9° período que estavam em aula de Clínica Integrada. O Prof. Dr. Gustavo Lima Ribeiro, credenciado do Programa Nacional de Controle e Erradicação de Brucelose e Tuberculose (PNCEBT) ensinou os alunos a coletar sangue total dos animais para a realização do teste do Antígeno Acidificado Tamponado (AAT). Esse teste tem como objetivo detectar animais positivos para Brucelose. Em um segundo momento os alunos aprenderam a realizar o teste cervical comparativo, com inoculação de tuberculina bovina e aviária, no qual o exame visa detectar animais positivos para Tuberculose, após a mensuração cutânea com um cutímetro no momento antes da inoculação e 72 após a inoculação. Dessa forma, os discentes do Centro Universitário do Cerrado conciliam o aprendizado em sala de aula com a realidade do campo.