Cafeicultura do UNICERP apresenta vencedores da 5ª edição do Café Universitário

O curso de Cafeicultura do UNICERP premiou os dois produtores selecionados na quinta edição do Projeto Café Universitário. Os vencedores foram Inácio Carlos Urban e Evandro Cachone, produtores dos municípios de Coromandel/MG e Patrocínio/MG, respectivamente.

O lançamento aconteceu no Auditório I do Centro Universitário do Cerrado Patrocínio, em 30 de outubro e contou com a participação dos alunos e professores do curso, além dos coordenadores de outros cursos do UNICERP e do reitor, Prof. Dr. Clauber Barbosa de Alcântara e do diretor, Prof. Dr. Aquiles Junior da Cunha. Após o lançamento, houve um momento de confraternização, no qual os presentes tiverem a chance de provar os cafés campeões com harmonizações adequadas para cada bebida.

Os vencedores

O café de Inácio Urban é produzido na Fazenda Rio Brilhante, em Coromandel/MG. A cultivar é Catucaí, natural, com sabor e aroma de frutas cítricas e frutas vermelhas desidratadas, e nuances lácteas e adocicadas. O corpo é denso e cremoso, e a finalização persistente. Durante o lançamento, Urban foi representado pelo gestor de qualidade, Felipe Pacheco.

O café do Evandro Cachone é oriundo da Fazenda Apucarana, em Patrocínio/MG. A cultivar é o Topázio MG 1190, fermentado, sabor e aroma de frutas amarelas e frutas tropicais, com notas de caramelo e baunilha. A doçura é persistente, similar ao mel e acidez cítrica de laranja. O corpo é aveludado, com finalização prazerosa e longa.

O projeto

O projeto foi conduzido pelos alunos do 2º, 4º e 6º períodos de Cafeicultura, orientados pelas professoras Marcela Tomaz Afonso Alves Oliveira, coordenadora do curso, Giselle Figueiredo de Abreu e Poliana Aparecida Gonçalves de Almeida. Todas as etapas, desde a seleção de amostras até a torra e moagem, foram desenvolvidas pelos alunos que puderam realizar as atividades no Laboratório de Classificação e Análise Sensorial do Café do UNICERP e no Campo Experimental da EPAMIG.