Estágios supervisionados de Enfermagem começam 2023 com visita de ex-aluno do curso

03/02/2023

O 1º semestre letivo 2023 do UNICERP teve início na última quarta-feira, 1º de fevereiro. Juntamente com as aulas, iniciou-se o estágio supervisionado de Enfermagem do Centro Universitário do Cerrado Patrocínio.

A abertura da temporada de estágios do curso foi marcada com a presença do enfermeiro egresso Ricardo Augusto Brito de Sousa. O convidado relatou as experiências e enquanto residente em Urgência e Emergência.

“Durante a graduação participei de pesquisas, projetos e fui aluno bolsista, iniciando como estagiário. Ter uma boa base é muito importante para a construção de um futuro próspero. A bagagem do estágio é primordial para a formação de profissionais”, pontuou Ricardo.

A visita foi acompanhada pela coordenadora do curso de Enfermagem, Profa. Me. Daniela de Souza Ferreira, e pelas supervisoras de estágio do curso Profa. Daniela dos Santos Ferreira e Profa. Rafaela de Fátima Germano.

“O estágio é importante na formação profissional, oportunizando a associação entre a teoria e a prática. É com grande alegria e entusiasmo que estamos iniciando o semestre letivo de 2023 e os estágios dos acadêmicos do 9º período da Enfermagem do UNICERP. Momento que permite ao aluno a inserção nos serviços de atenção primária, secundária e terciária oferecidos pelo município de Patrocínio, compreendendo toda a dinâmica da assistência e os processos estabelecidos dentro da rede de atenção à saúde. Possibilita também que outras habilidades sejam desenvolvidas e aperfeiçoadas como a tomada de decisões, a liderança da força de trabalho da equipe, o estabelecimento de uma comunicação efetiva, a resolução de conflitos, a interação com membros da equipe multidisciplinar e o desenvolvimento de postura profissional dentro dos preceitos éticos, legais e humanos”, detalhou a professora Rafaela.

Ao fim, o ex-aluno deixou como mensagem aos estudantes do 9º período de Enfermagem do UNICERP que “nesse percurso encontramos desafios, limitações e o aprendizado, que preparam os estagiários para o mercado de trabalho. Que cada graduando possa aproveitar o início desta etapa com dedicação, comprometimento e ética, visando sempre uma melhor assistência ao paciente”, finalizou Ricardo.