17/05/2014
Os alunos do 9º período de Agronomia do UNICERP Jorge Eduardo Ferreira Cunha, Bruno Henrique de Ávila, Danilo Maciel de Oliveira e Wesley Pereira Guedes receberam sementes de Girassol BRS 323. A doação foi feita esta semana pela Embrapa-Soja, do estado do Paraná, através do pesquisador Dr. Luis Carlos Stutz (SPAT). O híbrido será cultivado e estudado na Fazenda Experimental, no campus do UNICERP.
Além da pesquisa com a cultura do girassol, os alunos ainda trabalharão com as culturas do feijoeiro e do trigo. A pesquisa dos estudantes fará parte do Programa de Iniciação Científica do Centro Universitário do Cerrado Patrocínio. O estudo será desenvolvido durante um ano, avaliando as variações características daquelas culturas no Cerrado Mineiro.
De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, as principais características do híbrido simples BRS 323 está o ciclo precoce (de 80 a 100 dias), o que facilita sua utilização no sistema de produção, tanto na rotação como na sucessão de culturas, e o teor de óleo nos aquênios, que varia de 40% a 44%. Apresenta boa resistência ao míldio (raça 330), 166 a 190 cm de altura média das plantas e 60 a 75 g de peso de mil aquênios. A Embrapa lembra que as características médias dependem das condições edafoclimáticas.
Por Luiz Costa Júnior (Comunicação UNICERP)
Fotos: Dulce Mazer (girassol); Luiz Costa Júnior (alunos da Agronomia com o coordenador do curso, Prof. Clauber Barbosa)
Autorizada reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte