Projeto "Café Universitário" define o campeão da 6ª Edição

O projeto “Café Universitário” tem se consolidado como uma importante atividade de extensão do Curso Superior de Tecnologia em Cafeicultura do UNICERP, junto às atividades do Projeto Integrador do Curso, e também é aguardado com muita expectativa por toda a comunidade acadêmica.

O Concurso será coordenado por uma Comissão Organizadora e terá como subordinada a uma Comissão Julgadora.  Esse ano de 2022 será a 6ª edição, após dois anos parados em função da pandemia do Covid-19. O regulamento específico que se assemelha muito aos grandes concursos de cafés de qualidade.  É realizado em 5 etapas, sendo a coleta e preparo das amostras; cupping; tora, moagem e embalagem; lançamento e comercialização do café vencedor. Entre os dias 01 ao dia 25 de agosto foram recebidas as amostras.

No dia 29/08 foi realizado o cupping e definição dos cafés vencedores, em duas categorias: via seca e via úmida. A preparação da mesa de prova de seleção do café foi realizada pelos alunos do curso. O café processado via seca é quando o fruto é secado integralmente, resultando em café em coco. O café processado via úmida quando é retirada a casca externa do fruto, podendo haver ou não a retirada da mucilagem mecanicamente ou com o uso de tanques de fermentação. Este ano não teve participantes do café via úmida.

Na fase de cupping os cafés foram avaliados pelos Q Graderes licenciados pelo CQI (Coffee Quality Institute), Dayane Abadia Gomes e Josué Ferreira Couto. Toda o processo foi coordenado pela professora Dra. Giselle Figueiredo de Abreu, que definiu o café campeão conforme avaliação sensorial de acordo com o protocolo SCA.

Ao final os alunos também puderam degustar as amostras e emitir seus pareceres.

Foi declarado campeão o café do produtor Osmar Nunes e seu filho Gabriel Nunes, proprietários da Fazenda Freitas. O café alcançou a nota final de 85,74, com a seguinte descrição sensorial:  Aroma e sabor de melaço, mel, frutas cítricas, laranja, leve floral, caramelo, baunilha e notas adocicadas. Acidez cítrica. Corpo aveludado, denso. Finalização longa, doce, agradável e limpa.

O Café Universitário tem o objetivo de promover o curso de cafeicultura e gerar recursos financeiros para visita técnica na Semana Internacional do Café em Belo Horizonte, a ser realizada no mês do novembro de 2022.

Cronograma do Café Universitário:

- 25 de agosto: Prazo final para o recebimento das amostras;

- 29 de agosto: Seleção, preparo das amostras e degustação das amostras;

- 05 de setembro: Divulgação do café vencedor;

- 12 a 30 de setembro: Classificação e preparo do café;

- 03 a 07 de outubro: Torra e embalagem;

- 17 a 21 de outubro: Lançamento “Café Universitário 6ª edição - 2022”