Em comemoração ao Dia Mundial da Voz, foi realizada no Unicerp, a Semana da Voz, um evento de extensão que promoveu a integração entre teoria e prática envolvendo alunos, professores e convidados.
A iniciativa aconteceu de 08 a 11 de abril e foi organizada pelos alunos do 3º período do curso de Fonoaudiologia do Unicerp, sob a supervisão da professora do Núcleo de Voz, Larissa Abadia Rosa.
O evento contou com a participação de profissionais de destaque na cidade, incluindo diretor de teatro, cantores, radialista, professora, coach, funcionário de leilão e fonoaudiólogas. Através de palestras, os convidados compartilharam suas experiências e destacaram as especificidades do uso da voz em suas profissões, os cuidados necessários para manter uma boa qualidade vocal e técnicas para o aquecimento e desaquecimento da voz.
A Semana da Voz foi uma oportunidade valiosa para a comunidade acadêmica conhecer os diferentes tipos de produção da voz relacionados às atividades profissionais e a importância dos cuidados com a voz, já que todos os profissionais presentes enfatizaram a hidratação, o aquecimento e o desaquecimento vocal como estratégias essenciais para manter a qualidade da voz
Em parceria com a Associação Brasileira do Sono -ABS, o curso de Fonoaudiologia do Unicerp realizou um evento no dia 11/03/2024 às 18:30 hs, voltado para alunos da graduação e profissionais de saúde, com a participação da odontologia, medicina, fisioterapia e fonoaudiologia, apresentando os mais recentes avanços científicos abrangendo o tema deste ano: “ Oportunidade de Sono a todos para a saúde global” , com uma abordagem ampla sobre os distúrbios respiratórios do sono. Tivemos a participação da Pulmonar Uberlândia e Resmed com stand de exposição de aparelhos CPAPs e máscaras utilizados no tratamento da Apneia Obstrutiva do Sono. Compareceram ao evento presencial 122 participantes.
Todos os anos a Campanha do Dia Internacional sobre o Ruído no Brasil (INAD Brasil) traz um tema para destacar os impactos do ruído na vida cotidiana. Em 2023, o tema foi sobre os efeitos do ruído na comunicação, trazendo como lema, “Ruído na comunicação? Todos sem conexão!”. Com esse lema, o INAD Brasil buscou destacar a relação entre o excesso de ruído e a dificuldade de se comunicar e se conectar com as pessoas e o mundo ao seu redor. Em Patrocínio a campanha realizada pelo curso de Fonoaudiologia do Unicerp buscou conscientizar alunos do ensino médio de escolas municipais sobre a importância de preservar a qualidade sonora no ambiente de trabalho, nas cidades e em casa, além de incentivar a utilização de equipamentos e tecnologias que reduzam o nível de ruído e preservam a saúde auditiva. Além disso, a campanha também buscou promover uma cultura de respeito à saúde auditiva e à comunicação, para que possamos desfrutar de uma vida mais saudável e conectada. Os alunos do curso de fonoaudiologia do Unicerp realizaram visitas as escolas levando informações sobre o tema da campanha.
"Setembro Azul” é uma ação com o objetivo de dar visibilidade à comunidade surda no Brasil.Durante o mês, são promovidas ações que reforçam os desafios enfrentados pela comunidade surda.A data também serve para ampliar a integração dos surdos e para proposição de políticas públicas em benefício dessa população. A escolha do mês de setembro leva em consideração a importância dele para a comunidade surda brasileira.A cor azul, por sua vez, é uma referência à faixa que os surdos usavam em um programa eugenista desenvolvido pelos nazistas.". Neste mês "A escolha do mês de setembro se celebram importantes datas para a comunidade surda brasileira: Semana Internacional dos Surdos; Dia Internacional da Língua de Sinais; Dia Nacional do Surdo;Dia Internacional do Surdo e Dia Internacional do Tradutor e Intérprete. Os alunos do curso de fonoaudiologia do Unicerp coordenados pela professora da disciplina de Libras realizaram um pit stop em semáforo no centro de Patrocínio em horário de grande fluxo de veículos, para divulgação da data através de exposição de faixas sobre o tema e entrega de folhetos com o alfabeto digital da Liibras. Tais informações também foram divulgadas através de entrevistas em rádios e outros meios digitais