A Revista Educação, Saúde & Meio Ambiente tem a missão de fomentar e divulgar produção de pesquisa científica em suas áreas, promovendo uma interlocução entre a Instituição e a comunidade acadêmica e não acadêmica popularizando o conhecimento buscando o desenvolvimento social, econômico e científico.
A aceita para publicação artigos inéditos de autores brasileiros e estrangeiros que tratem de Educação, Saúde e Meio Ambiente, resultantes prioritariamente de pesquisas, assim como estudos, teóricos que contribuam para o avanço do conhecimento sobre o tema abordado e fomentem a realização de novos estudos e pesquisas.
A publicação de artigos está condicionada a dois pareceres de membros do Conselho Editorial ou Colaboradores. Em caso de divergência, é solicitado um terceiro parecer. Recursos e problemas específicos são examinados e decididos pela Comissão Editorial.
A seleção de artigos para publicação toma como critérios básicos sua contribuição à Educação, Saúde e Meio ambiente, e à linha editorial da Revista, a originalidade do tema ou do tratamento dado ao mesmo, assim como a consistência e o rigor da abordagem teórico-metodológica. Eventuais modificações de estrutura ou de conteúdo, sugeridas pelos pareceristas ou pela Comissão Editorial, só serão incorporadas mediante concordância dos autores.
O Centro Universitário do Cerrado Patrocínio apresenta a Revista Educação, Saúde & Meio Ambiente, um periódico de divulgação científica cujo objetivo é oferecer um veículo acadêmico qualificado para o desenvolvimento intelectual, humano e profissional de universitários, docentes, leitores e colaboradores.
Cumprindo a missão de formar profissionais-cidadãos para atuarem na sociedade em suas diversas áreas com eficiência e eficácia, norteados por sólidos princípios éticos e científicos, o UNICERP intenta aprofundar o conhecimento e difundir as produções acadêmicas. O resultado é um periódico que nos orgulha e que já se tornou parte do DNA da nossa Instituição.
Assim, o UNICERP continua motivando a produção científica, com o propósito de transformar o conhecimento em ferramentas para possam melhorar a qualidade de vida dos cidadãos de Patrocínio e dos municípios da região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.
Toda nossa equipe parabeniza a cada um dos autores e agradece o empenho dos profissionais que compõem o corpo editorial da Revista Educação, Saúde & Meio Ambiente. Vocês contribuem de forma significativa para a socialização da pesquisa e do conhecimento.
Prof. Dr. Clauber Barbosa de Alcântara
Reitor do UNICERP
Revista Educação, Saúde & Meio Ambiente – publicação semestral do Centro Universitário do Cerrado Patrocínio – MG – Brasil
Dra. Gisélia Gonçalves de Castro
Luiz Antônio Costa Júnior
Anderson Franco de Souza Dias
Milton Moura Júnior
Ma. Juliana Gonçalves Silva de Mattos
Ms. Samir Alves Daura
Dr. Alisson Vinícius de Araújo (UNICERP-MG)
Dra. Ana Beatriz Traldi (UNICERP-MG)
Dra. Ana Maria Fernandes Borges Marques (IFCS-SC)
Dr. Aquiles Junior da Cunha (UNICERP-MG)
Dr. Cesar Augusto França Abrahão (UFPR-SC)
Dr. Clauber Barbosa de Alcântara (UNICERP-MG)
Dr. David Michel de Oliveira (UFJ-GO)
Dr. Donizetti Tomaz Rodrigues (UNICERP-MG)
Dra. Eloisa Tudella (UFSCAR-SP)
Dra. Fernanda Regina de Moraes (UNIUBE-MG)
Dra. Francielle Aparecida de Sousa (UNICERP-MG)
Dr. Geraldo Sadoyama Leal (UFG-GO)
Dr. Gilmar Antoniassi Junior (FPM-MG)
Dra. Izabel Cristina Vaz Ferreira de Araújo (UNICERP-MG)
Dra. Janaina Cassiano Silva (UFG-GO)
Dra. Kelly Christina de Faria (UNIPAM-MG)
Dra. Lilian Crintina Gomes do Nascimento (UNIFRAN-SP)
Dra. Lizandra Ferreira de Almeida Borges (UFU-MG)
Dra. Luciana de Araújo Mendes Silva (FPM e FCC MG)
Dr. Lucas Tadeu Andrade (UNICERP-MG)
Dr. Marcelo Andrade Pereira (ITERJ-RJ)
Dra. Maria Beatriz Silva e Borges (UNICEUB-DF)
Dra. Maria de Fátima Pereira (IFTM e UNICERP-MG)
Dra. Marilurdes Silva Farias (FESL-SP)
Dra. Maristella Borges Silva (FACTHUS-MG)
Dra. Natália de Cássia Horta (PUC-MG)
Dra. Rafaela Cabral Marinho (UNICERP-MG)
Dra. Roberta Pereira de Ávila (IFC-SC)
Dra. Terezinha Aparecida Teixeira (UFU-MG)
Dr. Thércius Oliveira Tasso (UNIFRAN-SP)
NORMAS GERAIS
1. A Revista Educação, Saúde e Meio Ambiente aceita para publicação artigos inéditos de autores brasileiros e estrangeiros que tratem de Educação, Saúde e Meio Ambiente resultantes de estudos teóricos, empíricos, pesquisas e reflexões sobre práticas e tem como objetivo colaborar com o desenvolvimento técnico-científico dos profissionais das áreas.
2. Artigos redigidos em outro idioma que não o português, inglês ou espanhol poderão ser aceitos a critério da Comissão Editorial.
3. É permitida a reprodução de artigos da revista, desde que citada a fonte. O uso de nomes ou marcas registradas e seus congêneres na publicação não implica que tais nomes estejam isentos das leis e regulamentações de proteção pertinentes. É vedado o uso em matéria publicada para fins comerciais ou lucrativos.
4. Os artigos devem ter no mínimo dez (10) e no máximo vinte (20) laudas, incluindo resumo, tabelas, figuras e referências.
5. A estrutura do artigo científico deverá ser organizada em:
6. A publicação de artigos está condicionada a pareceres de membros do Conselho Editorial interno e externo. A seleção de artigos para publicação toma como critérios básicos sua contribuição à Educação, Saúde e Meio Ambiente assim como estar adequado à linha editorial da Revista, a originalidade do tema ou do tratamento dado a ele, assim como a consistência e o rigor da abordagem teórico-metodológica. Eventuais modificações de estrutura ou de conteúdo sugeridas pela Comissão Editorial só serão incorporadas mediante concordância dos autores.
7. Os artigos para publicação devem ser digitados em um dos programas de edição de texto em formato padrão para PC ou Mac.
8. As menções a autores no correr do texto devem obedecer às normas atualizadas da ABNT. Pesquisas que não contenham as Referências ou que as mesmas apresentem-se de forma incorreta não serão consideradas para exame e publicação.
9. Notas de rodapé devem ser exclusivamente explicativas. Todas as notas deverão ser numeradas e aparecer no pé de página (usar comando automático do processador de textos: Inserir/Notas).
10. O(s) autor(es) deve(m) também registrar em nota de rodapé, na FOLHA DE ROSTO, os dados relativos à sua formação, maior titulação, instituição, cidade, estado, país e endereço eletrônico.
11. Em caso do artigo ser parte ou resultado de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), Monografia, Dissertação ou Tese deve-se informar em nota de rodapé (usar comando automático do processador de textos: Inserir/Notas) na primeira página, anteriormente ao nome do(s) autor(es).
12. As imagens, figuras, tabelas e demais recursos visuais não textuais devem ser encaminhados também em seus arquivos originais como anexos, para facilitar a editoração caso ocorra erros de leitura ou perda de formatação no arquivo do artigo enviado.
13. A folha de rosto deve conter: TÍTULO, TITULO DO ARTIGO EM INGLÊS, NOME DO(S) AUTOR(ES);
NORMAS PARA O RESUMO
Espaçamento simples no mesmo idioma do seu manuscrito com no máximo 250 palavras e estruturado da seguinte forma:
Introdução: deve apresentar a temática situando o estado da técnica da discussão sobre o tema objeto de estudo e contextualizar a problemática do trabalho. Objetivo: deve delimitar o tema e indicar o que pretende alcançar com a pesquisa. Material e Métodos: indicar o método (tipo de estudo) utilizado e descrever as metodologias empregadas no desenvolvimento da pesquisa, explicando-as quando necessário. Resultados: descrever os resultados encontrados de forma sintética, objetiva e lógica. Conclusão: apresentar de forma clara e situada no contexto da elaboração do trabalho o alcance e os limites do trabalho desenvolvido indicando de forma incisiva o que o trabalho pretende demonstrar efetivamente.
Palavras chave: Primeira letra maiúscula, seguido de minúscula, separadas por ponto (.), sendo no máximo cinco (5), em ordem alfabética. Ressalta-se que no caso dos artigos vinculados à saúde as palavras chave devem seguir os descritores de saúde (DeCs), encontrado no link a seguir: www.decs.bvs.br
Deve-se SALTAR DUAS LINHAS com espaçamento simples (1,0 cm) entre o título e a margem superior, bem como, entre o título e o(s) autor(es), assim como entre o(s) autor(es) e o resumo. Após o RESUMO SALTAR UMA LINHA em espaçamento simples antes das Palavras chave.
Sempre saltar DUAS LINHAS entre TÍTULOS dos capítulos e margem e entre corpo do texto.
NORMAS PARA O CORPO DO TEXTO
Introdução
Deve apresentar a fundamentação teórica sobre o objeto de estudo. A finalidade da introdução é enunciar com as devidas justificativas e explicações, a originalidade, a validade, a finalidade e aplicabilidade da contribuição do conhecimento pretendido. Não mais do que quatro citações devem ser utilizadas para apoiar uma única ideia.
Entre os títulos do corpo do texto e o texto propriamente dito deve-se utilizar dois (2) ENTER (duas Linhas) de espaçamento de 1,5 centímetros (1,5 cm).
Para a apresentação dos numerais arábicos no texto, deve-se descrevê-los quando estes pertencerem à casa das unidades. Acima de 10 ponderar-se-á inserir os próprios numerais. Exemplo:
Objetivo
Deve ser colocado no último parágrafo da introdução. Lembre-se de que para cada objetivo deverá haver uma conclusão.
Material e métodos
Deverão indicar sua vinculação metodológica, ou apenas o método utilizado para elaboração da pesquisa no plano epistemológico. Em seguida deverá descrever como a pesquisa foi realizada, a lógica do raciocínio do autor na ordenação dos procedimentos e técnicas utilizadas para a obtenção dos resultados, ou seja, descrever as metodologias utilizadas na resolução do problema proposto para confirmar ou negar hipótese trabalhada. Nos casos de pesquisa envolvendo seres humanos termine os métodos com a seguinte frase: “O desenvolvimento do estudo atendeu as normas nacionais e internacionais de ética em pesquisa envolvendo seres humanos” e deve ser acompanhado do número de processo de aprovação pelo Comitê de Ética e Pesquisa.
As pesquisas oriundas de outras IES deverão ser acompanhadas do parecer de aprovação pelo Respectivo Comitê de Ética na Pesquisa que deverá ser encaminhado em Arquivo digital em extensão PDF. Da mesma forma pesquisas com animais deverão ter a aprovação de um Comitê de Ética Institucional.
Resultados
Deverão descrever o que foi obtido na pesquisa, extensão e limites apontando como as metodologias atenderam as necessidades do estudo e demonstrando os resultados obtidos de forma clara e precisa.
Discussão
Deverá apresentar de forma concreta os pontos levantados para análise, situando-o no contexto do estado de discussão do tema. A discussão deve apresentar o desenvolvimento das pesquisas bibliográficas e/ou empírica(s), a crítica ou a conexão de sentidos, ou ainda a interpretação dada pelos autores. Poderá ser subdividida em itens que o autor nomeará de acordo com a elaboração lógico-racional do trabalho em razão do método utilizado para referencial teórico da pesquisa.
Conclusão
Deverá ser escrita em frase clara, simples e direta demonstrando o cumprimento do objetivo proposto. No caso de mais de um objetivo, deve haver uma conclusão para cada um.
Referências
Devem ser padronizadas de acordo com a ABNT (NBR 6023-2018).
Ilustrações e tabelas
Fotografias, desenhos, gráficos de autoria de terceiros e mapas serão denominados figuras. No caso de desenhos e mapas, o arquivo deve ser convertido e JPG, PNG, GIF. Fotografias devem ser nítidas e contrastadas e não misturadas com desenhos.
As figuras devem estar numeradas com algarismos arábicos e citadas no texto em ordem crescente. A relação de tamanho da figura deve ser apresentada em escala vertical ou horizontal. As figuras devem apresentar de 8,5 a 17 cm de largura, e não exceder 20 cm de altura. A fonte empregada deve ser Times New Roman, tamanho 10 e não usar negrito na identificação dos eixos. As figuras devem estar numeradas com algarismos arábicos no canto inferior esquerdo e chamadas no texto em ordem crescente. No momento de digitalizar as figuras utilizar as seguintes definições mínimas de resolução de 300dpi para fotos coloridas ou em tons de cinza; 600dpi para desenhos a traço.
As Tabelas, Gráficos e Figuras, no máximo de cinco, devem estar inseridas no corpo do texto do artigo, sempre em formato original. Na composição de tabelas e gráficos usar fonte Times New Roman, tamanho 10, sem negrito, alinhadas à esquerda. Nas tabelas, devem ser usadas apenas três linhas horizontais, sendo uma acima e outra abaixo da descrição das colunas, e uma na última linha, finalizando a tabela; não usar linhas verticais. O tamanho das tabelas deve obedecer a largura das margens. O cabeçalho de cada tabela deve constar junto à respectiva tabela. O título das tabelas e gráficos devem conter descrição completa, concisa e clara indicando todo o conteúdo da tabela.
Todas as ilustrações devem ser identificadas pela sua Fonte. Em caso de transcrição de informações formatar a referência em ABNT. No caso de Fonte oriunda dos dados da pesquisa citar como exemplo, Fonte: Dados da pesquisa. Ano.
Formatação do texto
Digitação: O artigo deve ter entre 10 e 20 páginas, A4, digitado em espaço 1,5, fonte Times New Roman, estilo normal, tamanho 12 e parágrafo recuado por 1,25 cm. Todas as margens deverão ser formatadas no padrão ABNT, 3 cm superior e esquerda e 2 cm inferior e direita. Páginas devem ser justificadas e numeradas à margem inferior à direita, iniciando após a FOLHA DE ROSTO. O texto deve ser composto em programa Word (DOC, PAGES ou RTF) ou compatível e os gráficos em programas compatíveis com o Windows, como Excel, e formato de imagens.
Citações: As citações observarão a normalização da ABNT, em especial a NBR nº 6023-2018, e deverão seguir o seguinte padrão, caso não exista alteração:
Para mais detalhes das citações acesse a NBR 10520-2002: http://www.ufrgs.br/cursopgdr/download/NBR10520.pdf
Recuos: Deve-se usar os recuos para expressar falas de participantes da pesquisa ou para citações de autores com frases com mais de três (3) linhas. Os recuos devem ser de quatro centímetros (4 cm) da margem esquerda, com fonte menor de tamanho onze (11), sem aspas, sem negrito e sem itálico.
Referências: devem ser digitadas em espaço simples e separadas entre si por um ENTER. Precisam ser apresentadas em ordem alfabética de autores, alinhado à esquerda e de acordo com a NBR nº 6023 de 14 de novembro de 2018 da ABNT. https://faculdadeam.edu.br/Content/upload/biblioteca/ABNT-NBR-6023-2018-Referencias-Elabo-20181117182615.pdf
Agradecimentos: Agradecimentos, indicações de financiamento e menções de vínculos institucionais devem ser relacionados antes do item Referências.
POLÍTICA DE ÉTICA EDITORIAL
A Revista Educação, Saúde & Meio Ambiente aceita artigos inéditos e originais, condenando o plágio e autoplágio, não sendo permitida sua apresentação simultânea em outro periódico, seja parcial ou integralmente. Os autores devem checar se os descritores utilizados no artigo de acordo com as áreas. Para a área da saúde utilizar o DeCS - descritores em Ciências da Saúde.
Envio de textos: Os artigos deverão, obrigatoriamente, ser submetidos por via eletrônica, pelo e-mail revista@unicerp.edu.br. O envio do artigo implica automaticamente direitos autorais à Revista de Educação, Saúde & Meio Ambiente.
Encaminhamento: Os artigos com os pareceres emitidos serão devolvidos ao autor correspondente para adequações da revista. A versão corrigida devidamente identificada, deverá retornar ao conselho editorial com as devidas correções no prazo estabelecido pelo editorial. Alterações ou acréscimos aos artigos após esta fase serão recusados.
Responsabilidade: O teor gramatical, independente de idioma, e científico dos artigos é de inteira responsabilidade do(s) autor(es).
Declaração sobre ética e integridade em pesquisa: Para a publicação, a Revista Educação, Saúde & Meio Ambiente considerar-se-á condição sine qua non que os textos a ela submetidos tenham cumprido as diretrizes ético-legais que envolvem a elaboração de trabalhos acadêmicos e/ou técnico-científicos sobre a pesquisa com seres humanos ou com animais conforme a regulamentação de cada área do conhecimento. Para comprovação deste requisito os textos deverão conter obrigatoriamente o número de Protocolo de Registro no Comitê de ética em Pesquisa com Seres Humanos ou Animais da respectiva Instituição de Ensino Superior no qual contenha a aprovação de sua pesquisa.
Periodicidade: A Revista Educação, Saúde & Meio Ambiente é de publicação SEMESTRAL.
Serão aceitos trabalhos para as seguintes categorias:
Artigo de Revisão de Literatura: Revisão crítica e rigorosa da literatura sobre temas pertinentes educação, saúde e meio ambiente
Artigos Originais: resultado de pesquisa de natureza empírica, experimental, com metodologia clara, discussão aprofundada e interface com a literatura nacional e internacional.
Relato de Experiência Profissional: Experiências de profissionais na área de saúde, que podem auxiliar outros profissionais nas tomadas de decisões em patologias específicas.
ADUBAÇÃO VERDE COM Crotalaria juncea L. SOBRE AS CARACTERÍSTICAS DO SOLO E ASPECTOS PRODUTIVOS DO MILHO
Leandro Luiz Silva; Ana Beatriz Traldi
DOI: 10.17648/2525-2771-v2n8-1
ANÁLISE FUNCIONAL DO QUADRIL EM CRIANÇAS PRATICANTES DE FUTSAL RELACIONADAS ÀS SÍNDROMES DOLOROSAS DO JOELHO
Karina Pereira Borges; Edson Rodrigues Júnior
DOI: 10.17648/2525-2771-v2n8-2
ANFÍBIOS E RÉPTEIS: AVALIANDO E MUDANDO CONCEITOS EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE APRENDIZAGEM
Jordane Silva de Andrade; Ana Flávia Silva Mesquita; Emília de Sena Medeiros; Izabella Scalabrini Saraiva; Luciana Barreto Nascimento
DOI: 10.17648/2525-2771-v2n8-3
SILICATO DE POTÁSSIO NO MANEJO DE DOENÇAS DE Gossypium hirsutum (ALGODOEIRO)
Valéria Souza de Passos; Izabel Cristina Vaz Ferreira de Araújo
DOI: 10.17648/2525-2771-v2n8-4
CASA DE VEGETAÇÃO E TIPOS DE SUBSTRATOS NO DESENVOLVIMENTO INICIAL DE Tectona grandis (L.F.)
Amanda Caroline do Amaral; Alisson Vinícius de Araújo; Marcela Cristina Alves Garcia; Warley Abadio Rodrigues
DOI: 10.17648/2525-2771-v2n8-5
EFEITOS DA HIDROTERAPIA EM PACIENTES SUBMETÍDOS À REABILITAÇÃO CARDIORRESPIRATÓRIA PÓS INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO
Deiviane Cristina Sousa; Carla Cristina Alves Andrade; Lucas Tadeu Andrade; Nair Caetano Domingos
DOI: 10.17648/2525-2771-v2n8-6
IMPACTO DO DIAGNÓSTICO DE TRANSTORNO ESPECTRO AUTISTA NA ROTINA DOS PAIS
Rogério Gomes dos Santos; Gisélia Gonçalves de Castro; Tacyana Silva Peres; Vanessa Costa Santos
DOI: 10.17648/2525-2771-v2n8-7
EFICÁCIA DE TRATAMENTO EM GRUPO DE ESTABILIZAÇÃO SEGMENTAR PARA CONTROLE DE LOMBALGIA
Gabriela Caroline Alves Nogueira; Edson Rodrigues Júnior
DOI: 10.17648/2525-2771-v2n8-8
LEVANTAMENTO DE CASOS DE CÂNCER NO MUNICÍPIO DE PATROCÍNIO E NO ESTADO DE MINAS GERAIS
Cecília Luíza Pereira; Rafaela Cabral Marinho
DOI: 10.17648/2525-2771-v2n8-9
PERFIL DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E A REALIDADE DA INCLUSÃO ESCOLAR
Danielle Lara Queiroz Ferreira; Leide Vânia Vieira Duarte Frazão; Rafaela Cabral Marinho; Jéssica Gonçalves Teixeira; Gisélia Gonçalves de Castro
DOI: 10.17648/2525-2771-v2n8-10
RELAÇÃO ENTRE A COMPOSIÇÃO CORPORAL E OS TESTES FÍSICOS EM JOVENS PRATICANTES DE FUTEBOL
Matheus Souza Basílio de Lima; Franciel José Arantes
DOI: 10.17648/2525-2771-v2n8-11
TRABALHANDO EDUCAÇÃO SEXUAL COM ADOLESCENTES
Maísa Cecília Ferreira; Rafaela Nayane Cunha Vilela; Raphaela Luiza Batista Silva; Verônica Cristina Tinoco; Vanessa Cristina Alvarenga
DOI: 10.17648/2525-2771-v2n8-12
RASTREAMENTO FONOAUDIOLÓGICO DE HABILIDADE AUDITIVAS E COGNITIVAS DE IDOSOS DE UMA INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA
Isabela Lopes Guimarães; Soraya Pereira Cortes de Almeida; Marlice Fernandes de Oliveira; Ester Faynna Lucas de Melo de Deus
DOI: 10.17648/2525-2771-v2n8-13
TRABALHO INTERDISCIPLINAR COM CRIANÇAS AUTISTAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA ACADÊMICA
Vanessa Cristina Alves Ribeiro Matos; Gisélia Gonçalves de Castro; Tacyana Silva Peres; Leide Vânia Vieira Duarte Frazão
DOI: 10.17648/2525-2771-v2n8-14
INCAPACIDADE FUNCIONAL E NÍVEL DE DEPRESSÃO EM IDOSOS
Douglas Pereira dos Reis; Gisélia Gonçalves de Castro; Juliana Gonçalves Silva de Mattos
DOI: 10.17648/2525-2771-v2n8-15