Fonoaudiologia do UNICERP tem reconhecimento renovado pelo MEC com nota 4

26/04/2018

O Diário Oficial da União publicou na última segunda-feira, 23, a renovação de reconhecimento do curso de Fonoaudiologia do UNICERP – Centro Universitário do Cerrado Patrocínio. A renovação teve nota 4, em uma escala de 1 a 5, e foi publicada na Portaria nº 276, de 20 de abril de 2018.

O reconhecimento, especialmente com ótima avaliação do Ministério da Educação, afirma o comprometimento de alunos, professores e instituição, atestando que o UNICERP oferece ensino de alta qualidade na formação de fonoaudiólogos.

"A avaliação do MEC é criteriosa e confirma que o curso de Fonoaudiologia tem uma base sólida. O projeto curricular, a estrutura física, o trabalho da mantenedora (FUNCECP – Fundação Comunitária Educacional e Cultural Patrocínio) e a categoria do corpo docente oferecem um diferencial na educação. Além disso, tão importante é a dedicação dos acadêmicos. Parabenizamos toda a comunidade acadêmica por mais este reconhecimento", declara o reitor do UNICERP, Prof. Dr. Wagner Antonio Bernardes.

Fonoaudiologia

O perfil do fonoaudiólogo formado pelo Centro Universitário do Cerrado Patrocínio é de um profissional generalista com conhecimento técnico-científico para atuar na promoção, prevenção e reabilitação da linguagem oral e escrita, voz, audição e sistema miofuncional orofacial e cervical. Pode promover atendimento individual, coletivo, em instituições e com extensão à comunidade, com base em princípios humanistas e de interdisciplinaridade, tendo em vista o desenvolvimento de uma postura ética e crítico-reflexiva, norteada para a realidade social.

Atua em parceria com fisioterapeutas, otorrinolaringologistas, neurologistas e psicólogos no atendimento a pessoas com dificuldade de aprendizado. Com dentistas, trata de males que podem causar ou agravar problemas ortodônticos, como vícios de mastigação e deglutição. Auxilia profissionais que utilizam a voz, como cantores, atores e locutores e ainda pode trabalhar em clínicas, consultórios, escolas, hospitais e emissoras de televisão, etc.

O bacharel em Fonoaudiologia, além de poder atuar nos diferentes campos de trabalho abertos conforme a legislação, também deve estar apto à atividade de ensino.

Por Luiz Costa Júnior (Comunicação UNICERP)