I Casamento Comunitário é realizado pelo Fórum de Patrocínio em parceria com o UNICERP

129 casais receberam a Certidão de Casamento em cerimônia realizada no Catiguá Tênis Clube

12/12/2017

O Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) realizou o I Casamento Civil Comunitário de Patrocínio/MG, através de parceria entre o Fórum de Patrocínio e o UNICERP. A cerimônia aconteceu no sábado, 9 de dezembro, no ginásio do Catiguá Tênis Clube. A celebração reuniu 129 casais, que receberam a Certidão de Casamento.

Cerca de 400 pessoas assistiram à cerimônia. O objetivo desta primeira ação foi contemplar casais que já moram juntos há mais de um ano.

Com três anos de relacionamento com Cleiber Vicente de Paula, Mônica Maria de Moura comemorou afirmando que “aguardava há bastante tempo. Gostamos da iniciativa do Fórum e do UNICERP. Agradecemos a todos que estão presentes”.

Os trabalhos foram presididos pelo Juiz Diretor do Foro e Coordenador do CEJUSC, Pedro Marcos Begatti, com participação do Ministério Público e do Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais de Patrocínio. O evento teve o apoio do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, através da 3ª Vice-Presidência.

O Centro Universitário do Cerrado Patrocínio participou através da atuação do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ). Professores, alunos estagiários do curso de Direito e colaboradores do NPJ do UNICERP realizaram a inscrição, seleção e orientação dos participantes.

“Quero parabenizar a todos os organizadores, parceiros e aqueles que se dedicaram para a realização deste evento. Faço um agradecimento especial ao UNICERP, através do NPJ, da reitoria, dos professores e alunos que participaram efetivamente deste projeto, que trouxe cidadania e garantia de direitos a todos os 129 casais. Estamos muito agradecidos e a sociedade de Patrocínio também com esse trabalho desenvolvido pelo Poder Judiciário e pelo UNICERP”, analisa o juiz Pedro Marcos Begatti.

O presidente da FUNCECP – Fundação Comunitária Educacional e Cultural de Patrocínio, Humberto Pedro Casagrande, salientou que o Poder Judiciário e o Centro Universitário cumprem um importante papel social ao realizar o 1º Casamento Comunitário. “Para nós foi uma satisfação muito grande e está dentro da nossa missão de responsabilidade social. O público presente certamente ficou emocionado”, afirma.

Segundo Valdir Ferreira das Neves, diretor administrativo do Fórum de Patrocínio, já está sendo estudada a possibilidade de realização da segunda edição do projeto para 2018. “Inscreveram-se no NPJ do UNICERP 290 casais, portanto, ainda ficou uma grande parcela de pessoas que precisam ser atendidas. Além desses que não conseguiram se habilitar a tempo, já tem uma lista de espera com 50 casais inscritos. A partir de janeiro a gente já trabalha na construção do próximo evento”, detalha.

“Nós já estamos planejando uma série de outros eventos de atendimento a comunidade, como um feirão de recuperação de crédito, casamentos comunitários, casamentos individuais. O evento de hoje na realidade só consolida uma parceria entre CEJUSC e UNICERP, que já está estabelecida e tem tudo para ser perene durante a história do curso de Direito do Unicerp e do judiciário local”, prevê o Prof. Me. Nery dos Santos de Assis, coordenador do curso de Direito do UNICERP.

Por Luiz Costa Júnior (Comunicação UNICERP) | Fotos: Michelle Brasileiro