Projetos de Extensão Arquitetura e Urbanismo

OFICINA PORMADE – PORTAS PRONTAS

Este trabalho é voltado para os alunos e professores dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo. A empresa responsável pela evento, a Pormade, é uma fabricante de portas prontas em um sistema inovador, onde os produtos são facilmente instalados nas residenciais em um curto tempo, em relação as portas convencionais. Além disso os produtos são mais resistentes e possuem tecnologia que prolonga a vida util dos materiais. O método de trabalho se dará por duas etpas: primeiramente uma palestra audiovisual, explicando todo o sistema de fabricação do produto, seus principais diferenciais e método de instalação; a segudna etapa se inicia logo após a palestra, para uma oficina ao ar livre, em um caminhão trailer com alguns produtos para amostra prática aos participantes.  Por essas questões descritas, e ser inovação, o trabalho é de grande valia aos participantes, que através deste, ficarão coenhcendo uma inovação de mercado e seu sistema construtivo e executivo.

CROSSOVER ENGENHARIA X ARQUITETURA – OFICINA DE ASSENTAMENTO DE BLOCOS CERÂMICOS

Este trabalho será voltado para os alunos dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo. A metodologia consiste em uma oficina/concurso de assentamento de blocos cerâmicos, em um formato específico disposto no edital de inscrição. O objetivo é em unir os cursos, visto que são profissões que atuaram juntos no mercado de trabalho. Com isso, pretende-se estimular os alunos a praticarem o trabalho em equipe, desde a faculdade, melhorando requisitos profissionais como: capacidade de coordenação de equipe, liderança, respeito e união. Além de aprimorarem alguns conceitos sobre materiais de construção civil, como manejo de blocos cerâmicos, prumo de alvenaria, preparação de argamassa de assentamento, e desperdício de materiais em obras. O diferencial deste trabalho está na composição das equipes, que totalizam até 6 alunos cada, tendo obrigatoriamente, em cada equipe pelomenos 1 integrante de cada curso.