Alunos dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura/Urbanismo do Unicerp realizaram uma viagem à Santa Catarina nos dias 23 a 26 de maio. Acompanhados da professora Fátima Yukari e da coordenadora dos cursos, profa. Giovanna Piovezan eles visitaram as cidades de Blumenau, Pomerode, Penha e Balneário Camboriú.
Em todas as cidades foi possível conhecer de perto a arquitetura local com os mais diferentes estilos construtivos, composição e harmonia de cenários, paisagismo e as estruturas que sustentam as edificações e atrações!
Foi possível visitar edificações estilo Enxaimel, na qual se utilizam encaixes de madeira para a construção das estruturas das casas, muito presentes em Blumenau e Pomerode, contrastado com a modernidade presente em Balneário Camboriú – a chamada Dubai Brasileira – os alunos conheceram de perto os mais variados cenários, paisagens e estruturas que sustentam cada construção visitada.
Além disso, também foi possível fazer grandes passeios, aliados ao conhecimento com a engenharia e arquitetura, como no Beto Carrero World (Penha), na Vila da Neve (Pomerode) e na Fábrica de Chocolates Nugali, ambas em Pomerode.
A visita técnica à loja Iluminer Iluminação, aconteceu no dia 07 de maio, onde os alunos de todos os periodos dos dois cursos juntamente com a profªa coordenadora Giovanna Piovezan. Foi realizado um tour pelo espaço pela equipe da loja, explicando detalhadamente sobre os itens e mostrando todos as novidades e tecnologias mais atuais do mercado disponíveis na loja! Além disso, cada aluno, contou com uma consultoria exclusiva sobre iluminação de ambientes a partir de projetos que os próprios alunos escolheram ou elaboraram, tornando a visita em uma aula prática real, com o maior profissionalismo e qualidade.
A visita técnica à loja ABC DA CONSTRUÇÃO aconteceu dia 06/04, foi uma manhã de muito aprendizado prático e técnico, nossos alunos puderam ver os melhores materiais de acabamento, louças e hidráulicos dos mais variados tipos, composições e cores: revestimentos em revelo, lisos, porosos, para piscina, retificado, bold; diversos tipos de cubas e bacias, torneiras normais e elétricas, chuveiros e ducha elétricas, uma infinidade de opções. Na ocasião, foi explicado pela equipe da loja, todos os detalhes, desde a fabricação até a utilização final de cada peça, com dicas de instalações, arranjos, visualização das necessidades de um projeto e até mesmo de inspeção de qualidade e funcionamento dos materiais.
Este trabalho é voltado para os alunos e professores dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo. A empresa responsável pela evento, a Pormade, é uma fabricante de portas prontas em um sistema inovador, onde os produtos são facilmente instalados nas residenciais em um curto tempo, em relação as portas convencionais. Além disso os produtos são mais resistentes e possuem tecnologia que prolonga a vida util dos materiais. O método de trabalho se dará por duas etpas: primeiramente uma palestra audiovisual, explicando todo o sistema de fabricação do produto, seus principais diferenciais e método de instalação; a segudna etapa se inicia logo após a palestra, para uma oficina ao ar livre, em um caminhão trailer com alguns produtos para amostra prática aos participantes. Por essas questões descritas, e ser inovação, o trabalho é de grande valia aos participantes, que através deste, ficarão coenhcendo uma inovação de mercado e seu sistema construtivo e executivo.
O referido trabalho será voltado aos alunos da Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo, no qual será realizado em formato de visita técnica. O local onde será realizada visita, se trata da área de captação de água que abastece o município de Patrocínio-MG, concessionária responsável DAEPA (Departamento de Água e Esgoto de Patrocínio). Dessa forma, os alunos irão ver como funciona uma estação de captação de água, desde o manancial, ate a parte hidraulica, que se compõe dw: casa de máquinas e bombas, e funcionamento da adutora. A parte de geradores elétricos e urbanismo local também poderão ser vistas e compreendidas. Portanto, o trablho é grande importancia aos alunos, pois mostrará um siema completo envolvendo um dos eixos do saneamento básico.
O presente trabalho, intitulado como “Concuso de Pontes de Palito de Picolé”, será realizado para os alunos dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura E Urbanísmo. O trabalho consiste em um concurso, onde os participantes terão que apresentar uma ponte, contruída com material de palitos de picolé, (cujas especificações mais detalhadas estarão no edital de inscrição ), e a mesma será testada a resistência, coma colocação de posos de forma gradual. A ponte vencedora será a que aguentar mais cargas sem se romper. O trabalho permite aos alunos colocarem em prática todo o conhecimento teórico adquirido sobre o comportamento de estruturas, e tem como base as matérias de mecânica das estruturas, teorias das estruturas e resistência dos materiais.
Este trabalho será voltado para os alunos dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo. A metodologia consiste em uma oficina/concurso de assentamento de blocos cerâmicos, em um formato específico disposto no edital de inscrição. O objetivo é em unir os cursos, visto que são profissões que atuaram juntos no mercado de trabalho. Com isso, pretende-se estimular os alunos a praticarem o trabalho em equipe, desde a faculdade, melhorando requisitos profissionais como: capacidade de coordenação de equipe, liderança, respeito e união. Além de aprimorarem alguns conceitos sobre materiais de construção civil, como manejo de blocos cerâmicos, prumo de alvenaria, preparação de argamassa de assentamento, e desperdício de materiais em obras. O diferencial deste trabalho está na composição das equipes, que totalizam até 6 alunos cada, tendo obrigatoriamente, em cada equipe pelomenos 1 integrante de cada curso.