UNICERP recebe selo de Responsabilidade Social por ação em Silvano

23/10/2019

O Centro Universitário do Cerrado Patrocínio (UNICERP) recebeu nesta semana o Selo de Instituição Socialmente Responsável 2019/2020, concedido pela ABMES – Associação Brasileira de Mantenedoras Ensino Superior.

O selo foi conferido pela participação na Campanha de Responsabilidade Social 2019 e pelos serviços comunitários que a IES conduz, por meio de diversos projetos no ensino, na pesquisa e na extensão.

Campanha de Responsabilidade Social

A principal movimentação que garantiu o selo ao Centro Universitário foi a Campanha de Responsabilidade Social. Em 2019, o UNICERP mobilizou a comunidade de Silvano, distrito de Patrocínio/MG.

No dia 26 de setembro, alunos, professores e colaboradores do UNICERP promoveram ações com a participação de centenas de pessoas, desde recém-nascidos até os mais idosos. As atividades aconteceram no Centro de Educação Infantil São Sebastião, na Escola Estadual Coronel Elmiro Alves do Nascimento e na Unidade Básica de Saúde de Silvano. Ao todo, foram realizados mais de 700 atendimentos.

“É grandioso receber alunos e professores do Centro Universitário, que trabalharam com as funcionárias, as educadoras, as crianças e os pais. Foi um dia completo”, avaliou a diretoria da CEI São Sebastião, Cleide de Fátima Damascena.

As mães puérperas e gestantes foram orientadas a respeito do aleitamento materno. Os pais dos estudantes alunos receberam atendimentos jurídicos, contábeis e administrativos. As crianças participaram de atividades lúdicas e recreativas, ao passo que os adolescentes estiveram envolvidos em palestras sobre temas ambientais e de saúde.

“O UNICERP trouxe algo diferente para toda a comunidade, as mães, os pais, as gestantes, os estudantes de um distrito que muitas vezes fica esquecido. Para nós que atuamos na Unidade Básica de Saúde, esse trabalho é extremamente importante. Todos que participaram vão levar o conhecimento para o resto da vida e passar para toda a família”, salientou a enfermeira da UBS Edite Ribeiro de Almeida.

O foco principal desta edição foi a campanha Setembro Amarelo, que tem como objetivo a prevenção do suicídio e a valorização da vida, com palestras, debates e atendimentos individualizados.

“A gente veio para o Distrito de Silvano para falar sobre a depressão e a automutilação. Nós trabalhamos primeiro com os alunos, depois orientamos pais e professores”, comentou Rogério Gomes do Santos, estudante do curso de Psicologia.

Todos os cursos do UNICERP estiveram envolvidos: Administração, Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Cafeicultura, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina Veterinária, Nutrição, Pedagogia e Psicologia.

A Campanha de Responsabilidade Social é uma mobilização nacional organizada pela Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES) e tem o intuito de promover ações gratuitas voltadas à comunidade. O UNICERP faz parte desta campanha desde 2006.

Por Luiz Costa Júnior (Comunicação UNICERP)