Notícias

Café com o UNICERP alertou sobre construção e manutenção predial

25/10/2019

Na edição do Café com o UNICERP desta quarta-feira, 23, o docente do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário do Cerrado Patrocínio e superintendente da Fundação Comunitária Educacional e Cultural de Patrocínio (FUNCECP), Prof. Me. Renato Barbosa Moreira, detalhou sobre construção e manutenção predial. A entrevista foi ao ar no Programa Show da Manhã, na Difusora 95,3FM, com José Antônio.

O engenheiro civil explicou que toda edificação necessita de atenção e reparos ao longo do tempo, mesmo utilizando o melhor material na construção. “O responsável por ficar atento aos prazos de validade para a vistoria e manutenção é o síndico, juntamente com todos os moradores. Além disso, a importância de uma manutenção bem-feita e dentro dos prazos é um meio de prevenir os acidentes que podem colocar em risco a vida da população”.

Barbosa também orientou sobre uma das principais causas de acidentes prediais, a corrosão. “O aço da construção não é inoxidável. O que protege esse aço é o cimento, por ser alcalino, isolando os agentes que em contato com o aço podem causar a corrosão. Porém, a longo prazo acontece uma frente de carbonatação da estrutura, reduzindo a alcalinidade do cimento e consequentemente a proteção do aço, de modo que os agentes agressivos entram em contato com a estrutura, gerando o processo de corrosão”. Por essa razão, são imprescindíveis a s vistorias periódicas e as demais cautelas com a construção civil.

 

Por Ana Caroline Anselmo (Comunicação UNICERP) | Fotos: Luiz Costa Júnior

Autorizada reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte

MAIS NOTÍCIAS