Notícias

Projetos de Extensão Direito

PROJETO POLITEIA: A FORMAÇÃO DE VOZES POLITIZADAS

O respectivo projeto possui como finalidade principal o exercício constitucional exposto no art. 14 da Cf “Art. 14. A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante:”. Assim, será traçado um viés no qual será implementado esse direito de suma importância para a consolidação de uma democracia fraterna, direcionado à juventude, pois é necessário despertar um pensamento crítico adormecido, característica latente da respectiva geração contemporânea. Ainda, é necessário libertar a juventude dos grilhões da descrença política, para que construam uma base forte com o intuito de construir uma sociedade mais participativa e isonômica.

OBJETIVO: O presente projeto tem como objetivo geral, identificar como o desconhecimento dos direitos políticos aos jovens pode prejudicar a democracia. Os objetivos específicos são explicar aos alunos da cidade de Patrocínio/MG os conceitos e aplicação prática dos direitos políticos de forma básica para as escolas, como funciona a política no Brasil, para educa-los, mesmo que de maneira sucinta, os alunos, para que comecem a formar suas opiniões, a partir de muito estudo, a respeito desse assunto que pode mudar completamente o rumo do país; conhecer o funcionamento do exercício e participação popular na cidade de Patrocínio/MG e descobrir a opinião dos jovens sobre a necessidade do Direito Constitucional nas escolas.

MATERIAL E MÉTODOS: O respectivo projeto cientifico foi pautado pelo tipo quanti-qualitativa, pois esse permite a produção de um artigo buscando a compreensão do objeto de maneira profunda, analisando qualitativamente as informações. No que tange ao método, esse será o hipotético-dedutivo em que se buscará o confronto das seguintes hipóteses: “É danoso a população brasileira a falta do ensino dos direitos políticos nas escolas” e “É possível a constatação que os jovens desconhecem os direitos políticos”. O trabalho cientifico terá como técnica o levantamento bibliográfico, utilizando-se da releitura de livros, artigos acadêmicos e sites pertinentes para a temática abordada, o intuito de utilizar tais ferramentas de pesquisa consistem em construir uma base sólida de conhecimento para melhor desenvolver o pensamento crítico em relações as problemáticas abordadas.

RESULTADOS E CONCLUSÃO: Foi possível demonstrar como os jovens desconhecem seus próprios direitos e que o alcance da justiça é o direito, e a falta de conhecimento da mesma deixa distante essa concretização. Deve-se ensinar a confrontar axiologicamente os textos constitucional e normativo, viabilizar aos cidadãos possam exercer todos os seus direitos políticos. O conhecimento dos seus direitos e deveres garante uma plena democracia e cidadania.

MAIS NOTÍCIAS