Turma de Pedagogia do UNICERP encerra projeto Receitas Culinárias 2017

09/05/2017

As alunas do 3º período do curso de Pedagogia do UNICERP encerraram mais uma edição do projeto Receitas Culinárias. O encerramento aconteceu no dia 04 de maio, no Bloco I do campus universitário. O Receitas Culinárias é realizado anualmente, orientado pela Prof.ª Me. Maria das Graças de Oliveira Ancelmo.

Cada estudante desenvolveu dois pratos, um salgado e um doce, com o total de 22 receitas. Cerca de 30 cadernos foram distribuídos para professores e convidados. O encerramento do projeto é celebrado com a exposição e degustação de todas as receitas reunidas no livro.

O objetivo do Caderno de Receitas é preparar as futuras pedagogas para ensinarem a alfabetização de forma lúdica, lidando com aspectos diários. O projeto é desenvolvido na disciplina Fundamentos Teóricos e Metodológicos de Português da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental I.

Confira algumas receitas:

Salame de chocolate

1 lata de leite condensado

1 xícara de chá de chocolate 33% cacau

2 xícaras de manteiga sem sal

1 pacote de bolacha de Maizena

Modo de preparo

Coloque em uma vasilha o leite condensado, a manteiga, o chocolate, e misture bem. Depois quebre todo o pacote de bolacha grosseiramente e adicione junto aos outros ingredientes. Não pode triturar as bolachas. Misture e coloque sobre um plástico e enrole como um salame. Amarre os dois lados e coloque dentro de um litro descartável cortado dos dois lados para ter o formato de um cilindro. Leve à geladeira por 5 horas, retire o plástico e está pronto para consumo.

Pastel de jaca

1 jaca verde

1 kg de farinha de trigo

3 caldos de galinha

1 pacote de Sazón

2 colheres de Cebolinha

1 cebola de cabeça

1 xícara pequena de óleo

1 dente de alho

Modo de preparo do recheio

Descasque a jaca retirando apenas a casca, até ela ficar branquinha. Bata a jaca como se fosse fazer uma abobrinha batida. Aproveita-se somente a parte branca, as sementes não são utilizadas. Coloque em uma panela a jaca, meia cebola de cabeça picada bem pequena, um pouco de óleo, salsinha, cebolinha, caldo de galinha, sal e pimenta a gosto. Refogue por uns 10 minutos.

Modo de preparo da massa

Coloque em uma panela o restante do óleo, meia cebola ralada, 1 dente de alho amassado, 800ml de água, 2 caldos de galinha, 1 sazon, sal e pimenta do reino a gosto. Deixe ferver. Quando levantar fervura, coloque a farinha de trigo até dar ponto (quando pegar ela solta da mão). Retire e sove um pouco na mesa.

Abra a massa e recheie com a jaca refogada. Feche como pastel, passe no leite e na farinha de rosca e coloque para fritar.

Dica: Para descascar a jaca, passe óleo na mão e na faca, para evitar que o leite dela grude.

Danoninho Caseiro Fácil

Ingredientes

1 copo de iogurte natural (170g)

1 lata de leite condensado

1 lata de creme de leite

1 sachê de suco instantâneo (Tang) sabor morango

Modo de Preparo

Em um liquidificador, bata o iogurte e o sachê de suco. Acrescente o leite condensado e o creme de leite. Bata até ficar homogêneo. Despeje a mistura em uma travessa de vidro e leve à geladeira por aproximadamente 40 minutos (o tempo depende da consistência desejada). A sua receita estará pronta.

Por Luiz Costa Júnior (Comunicação UNICERP)