UNICERP recebe unidade do Castra Móvel; Objetivo é o controle populacional de cães e gatos

30/08/2018

O campus do Centro Universitário do Cerrado Patrocínio (UNICERP) recebeu nos dias 23, 24 e 25 de agosto o Castra Móvel. Foram realizadas quase 150 esterilizações de cães e gatos, gratuitamente.

A iniciativa foi da Associação Defensora dos Animais de Patrocínio (ADA), em parceria com a ONG Ajuda (Aliança Juizforana pela Defesa dos Animais), o UNICERP e o Governo do Estado de Minas Gerais.

Os animais apresentavam boas condições clínicas para que pudessem passar pela castração, já que foram cadastrados e passaram por exames laboratoriais, há cerca de 20 dias. O cadastramento e a coleta de materiais para análise foram feitos com a colaboração dos alunos do curso de Medicina Veterinária, supervisionados por professores do UNICERP.

Os cães e gatos estavam sob a tutoria de pessoas devidamente registradas pela ADA, que se comprometeram a cuidar dos bichos durante toda a recuperação da castração.

Castra Móvel

O Castra Móvel é um veículo especialmente adaptado e transformado em um local adequado para a realização de operações. As esterilizações foram todas feitas por médicos veterinários.

A finalidade do programa é fazer o controle populacional dos animais que vivem nas ruas. O reflexo é a redução de zoonoses e a queda de ocorrências de maus-tratos.

Por Luiz Costa Júnior (Comunicação UNICERP) | Fotos: Ana Flávia Romão